03/04/2014
Galeria dos Prefeitos de Tibagi é reaberta para a comunidade

Assessorias


Na manhã desta quinta-feira (3) aconteceu a reabertura da Galeria dos Prefeitos, no Palácio do Diamante, sede da prefeitura. O evento contou com a presença da atual gestora, Angela Mercer de Mello e do ex-prefeito e fundador do espaço, José Tibagy de Mello, além de outras autoridades e comunidade. No corredor principal, os retratos dos 63 homens públicos contam a história do primeiro chefe do Executivo, Antonio Barbosa de Macedo até a atual. O ato fez parte das comemorações dos 27 anos de inauguração do Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Junior.

O fundador da galeria, Zézito, apresentou algumas curiosidades da história da cidade retratada no espaço. "Esta deve ser uma das maiores galerias do Paraná retratando toda a história de Tibagi, desde Antonio Barbosa de Macedo que em 1873 foi nomeado prefeito do município”, recordou. "Aqui temos também a foto do Coronel Telêmaco Borba que foi o primeiro prefeito eleito ocupando o cargo por nove vezes e em várias delas sendo interrompidas pelas revoluções”, pontuou.

O ex-prefeito destacou ainda o orgulho por poder fazer parte da história como o prefeito que mais tempo ficou no cargo. "Estive como chefe do Executivo por 14 anos, mais tempo até que o Telêmaco Borba, pois embora tenham sido nove mandatos esse período não foi contínuo. Nesta galeria temos também dois prefeitos ingleses, um alemão e um português”, detalhou. Emocionado, ele salientou o orgulho em ver a filha prefeita estampando a galeria como primeira mulher a ocupar o cargo mais alto do município.

Angela frisou a importância da preservação da história da cidade. "Por algum motivo, os retratos de mais de 140 anos estavam engavetados. Fico contente por poder abrir este espaço novamente que muito será útil para pesquisas escolares e para a própria população poder conhecer sua origem”, afirmou. O vice-prefeito Artur Ricardo Nolte, o Butina, ponderou que "quem conhece a sua história saberá preparar e valorizar ainda mais o seu presente e futuro”, apontou.

O diretor do Museu Histórico, Nery Aparecido Assunção explicou que dirige o segundo local mais visitado do município. "Temos em média a presença de mais de 700 pessoas por mês conhecendo o museu, ficando atrás apenas do Parque Estadual do Guartelá no número de visitação”, relata. "Este resgate histórico tem um valor muito importante para o município ao dividir com a população traços da nossa cultura”, enfatiza.

A Galeria dos Prefeitos é aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, na sede da Prefeitura de Tibagi.

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.