26/09/2013
Carambeí prepara o IV Festival de Tortas para os dias 12 e 13 de outubro

Assessoria

Carambeí se prepara para mais uma edição do Festival de Tortas, que este ano irá agregar sua tradicional gastronomia que tem a influencia da cozinha indonésia e holandesa,  a vinhos de amora ,cerveja artesanal e cultura. O evento que acontece nos dias 12 e 13 de outubro ,das 10h às 20h, no pavilhão anexo ao Parque Histórico terá ainda atrações musicais, folclóricas, parque infantil  e uma extensa programação  durante todo final de semana do Festival.

As nove torteiras participantes, estão na linha de produção, num trabalho intenso para produzir 2.500 tortas entre salgadas e doces. Os sabores tradicionais como holandesa, amora, nozes  e chocolate  irão se misturar as mais exóticas como chocolate com pimenta, banoffe, holandesa de chocolate branco com maracujá, entre outras. As salgadas, como tradicional empadão de frango e ricota,  bacalhau , strogonoff de carne com creme de queijo, entre outras que seguem receitas e segredos de família, também  irão integrar o cardápio.As bolachas holandesas Jonker, produzidas desde 1948 , também farão parte das opções gastronômicas, proporcionando ao visitante a degustação de  variados sabores  que seguem as receitas  e a técnica de Gerard Ellinus Jonker, que foi mestre em panificação  e pioneiro na produção de bolachas.

A tradicional cozinha indonésia e holandesa também estarão  presentes com pratos, servidos para o almoço,  que seguem as receitas mais simples até aqueles com uma pitada de exoticidade  que irão aguçar e provocar paladares mais aventureiros.Entre os variados pratos  se destacam o bolinho de carne  holandês,chutney (maça, tomate e especiarias), molho curry e de amendoim, seroending katjang (farofa de coco e amendoim), entre outros.

Vinhos e Cervejas
Nesta quarta edição, a novidade está em combinar  a consagrada gastronomia  de Carambeí com os vinhos de amora da Adega Porto Brazos e com as várias cervejas artesanais da Cervejaria Schultz, para tanto já foi realizada degustação  para definir a harmonização.  O espumante de amora  demi - sec  e também o licor de amora foram escolhidos como os acompanhantes mais apropriados para  as tortas doces. De acordo com ,Katty Christeans Dewulf, as tortas salgadas podem harmonizar também com o espumante, porém a melhor combinação é com o  vinho de amora doce, que possui teor alcoólico menor. “ Para acompanhar a famosa torta holandesa a indicação  é o licor de amora,  que tem semelhança com o vinho do Porto”, indica Katty .

As cervejas apresentaram as possibilidades de combinações tanto as escuras como as claras. “Para acompanhar tortas salgadas foram definidas as  cervejas mais secas e aromas maltados e com amargor mais evidenciado. As doces, podem ser acompanhadas por  cervejas mais escuras com aromas de café e chocolate proveniente dos maltes utilizados”, explica o cervejeiro e sommelier Herus Schultz. No festival, estarão disponíveis cinco estilos diferentes entre claras e escuras.

Cultura
As atrações culturais, nesta edição, abre espaço para a participação do Vesselka - Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro – que irá apresentar danças folclóricas baseadas na história da imigração em Prudentópolis e nos costumes ucranianos. O Quarteto de Cordas , que tradicionalmente participa do Festival, terá em seu repertório músicas variadas, que incluem os clássicos e populares.O cantor Al varo Bueno também estará presente interpretando canções populares. Outros  músicos  da cidade e região com repertórios especialmente elaborado para esse evento, também irão integrar o elenco de atrações.

Como nas edições anteriores o Festival de Tortas será palco também para as artes plásticas tendo este ano, a presença da  artista carambeiense Tonia de Geus, que expõe suas obras junto aos artistas participantes  da “II Semana de Artes Plásticas de Carambeí” e  do renomado pintor pontagrossense  Alceu Rogoski. Durante os dois  dias do evento Rogoski irá  realizar a pintura de uma tela com o tema “Festival de Tortas”.

Artesanato
O Festival reserva espaço ainda para o artesanato da cidade que é marcado por uma variedade  de estilos onde se destacam  peças talhadas em madeira, sendo algumas réplicas de objetos que retratam as principais características do município. Também trabalhos em patchwork e patch aplique, bordados com motivos holandeses, pintura em objetos de madeira, metal e louça em estilos “bauer e hindelupen”  e variedades de pinturas  com temas diversos em MDF.

História
O Parque Histórico de Carambeí abrirá das 10h às 18h, oportunizando ao público uma imersão na história da imigração holandesa e da cidade, através de um passeio na Vila Histórica e Casa da Memória. No dia 12, sábado, das 14h às 17h, o PHC terá programação especial com encenações teatrais que retratam o cotidiano dos imigrantes nas primeiras décadas do século XX. A Vila Histórica será palco das apresentações, tendo como cenários as edificações e a deslumbrante paisagem natural. Nestes  dois dias o acesso ao PHC  terá tarifa diferencial com a cobrança de  cinco reais e a meia três reais

Realização
O Festival de Tortas de Carambeí , que teve sua primeira edição em 2010, é uma promoção e realização da Prefeitura Municipal através do departamento de Industria Comércio e Turismo. O evento nasceu com o objetivo de incentivar as torteiras amadoras, que produziam as tradicionais tortas para atender somente encomendas, a se fortalecerem e conquistarem um mercado maior. A primeira edição teve um público surpreendente, superior a 5 mil pessoas, com o sucesso as torteiras amadoras e as já formalizadas  perceberam que Carambeí havia conquistado a fama de “Cidades das tortas” e gradativamente foram se aperfeiçoando e entrando definitivamente nesse mercado.

Em 2011 e 2012, o sucesso foi repetido e colocou Carambeí definitivamente como destaque gastronômico da região dos Campos Gerais.Nesta quarta edição o Festival de Tortas vai agregar a gastronomia típica da cidade  opções que irão acrescentar mais sabor  e  principalmente  tornar o evento  uma oportunidade também para  apresentar aos visitantes outras delícias da gastronomia dos Campos Gerais. “ A nossa intenção é  realmente  fazer com que o público venha para cá e possa conhecer  e se encantar com os sabores que  da nossa região”, explica Guilherme Marcondes , diretor do departamento Municipal de Turismo”.

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
Plantão da Cidade Online - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho - RPR (MT) - 4450
Comercial: (42) 3028-2377 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.