19/05/2017
Prefeitura e Conselho de Cultura homenageiam destaques do setor

A abertura da 31ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei, na noite desta quinta-feira, 18, marcou a entrega de homenagens a oito produtores culturais da cidade. Os Prêmios Culturais 2017 foram indicados e eleitos por votação durante a plenária final da 18ª Conferência Municipal de Cultura.

O Prêmio João Pilarski de Artes Visuais foi para a artista plástica Lenita Stark, uma das coordenadoras dos Croquis Urbanos. Na música, o homenageado foi o maestro Jorge Scheffer, pelo projeto Curta Sua Orquestra, recebendo o Prêmio Jacob Holzmann de Música. Já o Prêmio Anita Phillipowski de Literatura foi entregue ao professor Idomar Cerutti e ao Instituto Pegaí, que mantém sob sua tutela o Pegaí Leitura Grátis e o Hospital de Livros. A bailarina Fabíola Capri recebeu o Prêmio Emma Sintani de Dança, enquanto o diretor teatral e iluminador Américo Nunes recebeu o Prêmio José Fernandes Cadilhe de Teatro.

Pela tradição da cultura circense na cidade, o Prêmio Roseli do Rocio Manoel de Artes Populares foi entregue para a Família Salgueiro. O Prêmio Especial In Memorian foi destinado à escritora Sônia Ditzel Martelo e o professor e jornalista Rafael Schoenherr recebeu o Mérito Cultural Ribas Silveira, pela ação em prol das políticas públicas culturais.

“A premiação é uma forma de reconhecer o trabalho daqueles que se empenharam no desenvolvimento cultural de Ponta Grossa”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante.

A primeira noite da 31° Semana da Cultura teve, ainda, o concerto da Banda-Escola Lyra dos Campos em homenagem ao Maestro Paulino Martins Alves. A banda tocou duas composições do maestro e também homenageou o maestro Adaulto Vieira de Paula.

“É sempre uma honra para toda a Banda tocar as músicas do maestro Paulino, porque é uma forma de retribuir todo o esforço que ele teve no começo do grupo e da nossa história na cidade”, aponta Juliano Amaral, maestro da Banda-Escola Lyra dos Campos. Amaral relata que várias dessas músicas eram lições que o maestro passava aos alunos e depois fazia arranjos para toda a banda.

Programação completa

No auditório A do Ópera, na terça-feira, 23, será a vez da dança marcar presença. O Encontro de Dança será às 20h, reunindo diversas companhias da cidade. Já na quinta-feira, 25, o projeto Música na Chaminé, que apresenta a produção musical de alunos e professores do Conservatório Maestro Paulino, recebe ainda o grupo de desenhistas que integram os Croquis Urbanos, no auditório do Centro da Música, às 19h30. Ambos os eventos têm entrada gratuita.

A semana se encerrará na sexta-feira, 26, com a peça de teatro ‘Os Marinheiros’, do grupo Letras Cênicas, no auditório B do Cine-Teatro Ópera, às 20h30. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.