27/06/2016

Tocha Olímpica chega ao Paraná

A primeira etapa do revezamento da Tocha Olímpica no Paraná começa nesta terça-feira, 28 de junho.

A Tocha Olímpica inicia sua rodada no Norte e no Oeste paranaense, entre 28 de junho e 2 de julho, e contempla as cidades de Londrina, Arapongas, Maringá, Campo Mourão, Cascavel, Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Foz do Iguaçu, Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Realiza, Francisco Beltrão e Pato Branco. Na segunda quinzena de julho ela retoma ao Paraná para passar pelas cidades de São José dos Pinhais, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Araucária, Campo Largo, Ponta Grossa e Castro, para então seguir para São Paulo.

Em CASTRO, última cidade a ser visitada pela tocha no estado, o revezamento está marcado para acontecer em 16 de julho. O trajeto já foi definido, bem como já foram selecionados os 20 condutores.

Definido pelo Comitê dos Jogos, o percurso terá início às 8h45, saindo do Hospital Bom Jesus, na Vila Santa Cruz, em direção ao centro da cidade. O revezamento segue pela ponte do Balneário Dr. Libânio Estanislau Cardoso (Prainha), Praça Pedro Kaled, Rua Dr. Jorge Xavier da Silva, Rua Major Otávio Novaes e depois pelas Praças João Gualberto e Manoel Ribas. Seguindo pela Rua Cel. Olegário de Macedo (Rua do Morro) até chegar ao Parque Lacustre, finalizando seu percurso.

A cada 200 metros percorridos, a Tocha será carregada por outro condutor. Nas paradas rápidas para a troca de mãos, serão feitas fotos especialmente nos pontos históricos importantes do município como a Igreja Matriz e no Morro do Cristo.

Além dos 20 condutores selecionados, inscritos através do site das Olimpíadas, assim como acontece em todas as cidades que fazem parte desse evento, a Secretaria Municipal de Esportes indicou três castrenses para revezar a chama olímpica em Castro. Dentre os indicados pela pasta, estão o secretário de Esportes Antenor Quintiliano Telles, o atleta da equipe Caramuru Falcão – Basquete Sobre Rodas, Paulo Augustin e o professor de Educação Física aposentado, Marcos Aurélio Borges Flores.

Ao longo do trajeto, as empresas patrocinadoras entregarão brindes aos espectadores. Refrigerantes da Coca - Cola, "bate-bate" serão oferecidos pelo Banco Bradesco e "mão" da empresa japonesa fabricante de automóveis Nissan. Nas ruas que fazem parte do roteiro do trajeto, será proibido o estacionamento de veículos a partir das 22 horas do dia 15 de julho. Para esclarecimento de dúvidas é possível entrar em contato com a Secretaria de Esportes pelos telefones (42) 2122-5079 ou (42) 2122-5082.

 

Livro com contos da Primeira Guerra Mundial é lançado em Ponta Grossa

A Grande Guerra foi a guerra das trincheiras, a da terra de ninguém, a que mudou a configuração geopolítica do mundo e que deixou aproximadamente 9 milhões de mortos entre civis e militares”, escreve Lucia do Valle em seu novo livro, “Contos da Primeira Guerra Mundial” (Série Conexão, Editora Estúdio Texto).

A data de lançamento, 28 de junho de 2016, foi proposital. Neste mesmo dia, em 1914, o herdeiro do império austro-húngaro Francisco Fernando e sua esposa foram assassinados em Sarajevo, na Bósnia, e este foi um dos motivos que desencadeou a Grande Guerra. Além disso, dia 28 de junho de 1919 foi assinado o Tratado de Versailles, que visava garantir a paz entre as nações.

A obra, inspirada nas situações extremas vividas neste período histórico, já está disponível ao público e nesta terça-feira, 28, a autora e a editora Estúdio Texto apresentam o livro às 19h30 na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium.

Segundo Lucia, falar da Grande Guerra por meio de contos provoca a imaginação. A escritora destaca ainda a carência de literatura sobre a Primeira Guerra. “Acho importante mostrar como era a Europa antes da guerra, durante e depois, até por que pouco se escreveu sobre a Primeira Guerra Mundial”. É visível que a Segunda Guerra tem muito mais livros e filmes, bem como, ouvimos falar bastante a respeito dela. “Espero que ao envolver literatura e história, o livro incentive os estudantes a se interessarem pelo tema”, comenta.

Para a editora-chefe da Estúdio Texto, Ana Caroline Machado, o destaque está na mescla de ficção e realidade e a forma com que a autora trabalha os sentimentos humanos em cada texto. Nos contos sobre as batalhas, a autora optou em não se referir à nacionalidade dos personagens que lutaram no front.

A inspiração para escrever sobre a Primeira Guerra Mundial surgiu do interesse de Lucia pela história das guerras.

Sobre a autora - Lucia do Valle é doutora em Educação pela PUC – São Paulo, foi professora do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Publicou “O Mercador de Ideias”, novela baseada em sua experiência com alunos do Ensino Médio, na disciplina de Filosofia, e “Entre o Caos e o Bom Humor: enfrentando uma doença crônica”, livro de autoajuda sobre a Esclerose Múltipla. É integrante da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes – APLA.

 

Livro infantil “Tem alguém na barriga da mamãe ajuda aos pais que planejam segundo filho

A gravidez é um período cheio de mudanças, dúvidas e expectativas. E quando é o segundo filho que está a caminho, os pais têm uma preocupação a mais: como contar à criança mais velha que ele terá um irmãozinho? Será que eles entendem o crescimento da barriga e que dali sairá um bebê? E mais, que esse bebê passará a morar na mesma casa, dividindo a atenção?

Essas foram algumas das preocupações da jornalista Danielle Sommer, que passou recentemente pela segunda gestação. Foi pensando no filho mais velho David que ela teve a ideia de escrever o texto para contar a chegada da Amanda. A história ganhou ilustrações da também mamãe Daphne Lambros e a obra final teve lançamento pela Editora InVerso, na FNAC do ParkShopping Barigui, em Curitiba (PR), em 18 de junho.

Quisemos mostrar que o primeiro filho também estava na barriga da mamãe e que agora, sendo o irmão mais velho, ele pode ajudar os pais no cuidado com o bebê. O texto mostra cenas da mamãe enjoada e não podendo fazer esforço, incentiva a participação da criança na arrumação do quartinho, aborda a expectativa para a descoberta do sexo, a nova rotina com choro e fraldas até a chegada à maternidade”, explica Danielle. “Esperamos ajudar de forma lúdica muitas famílias a tornar essa adaptação mais fácil e amorosa”, complementa a escritora.

As ilustrações foram inspiradas no dia a dia de ser mãe. Os desenhos simples e de fácil assimilação ajudarão os pequenos a se identificarem com as cenas cotidianas deles”, afirma Daphne.

A edição tem apoio da Associação Casa de Cultura Beit Yaacov, Doudou, Empório da Papinha, Fetalmed, Rause Café+Vinho, Studio Simmetry, SwimColors e Xiquita.

Serviço:

Informações: (41) 3254-1616

www.editorainverso.com.br

www.facebook.com/editorainversoo.

www.facebook.com/temalguemnabarrigadamamae

______________

 Fabiana Guedes é fotógrafa, blogueira e há mais de 7 anos colabora com colunismo social impresso e eletrônico em diferentes veículos de comunicação. A coluna “Super indico by Fabi Guedes” apresenta dicas de beleza, moda, utilidade pública, arte e cultura, que também são publicadas em seu Blog “Fabiana Guedes Por Aí” (http://fabianaguedesporai.blogsppot.com). Ela é casada e reside em Curitiba/ PR. Atualmente, é responsável também pela Gerência de Relacionalmento da Organização Beleza Nacional (www.orgbelezanacional.com.br), empresa do ramo de concursos de beleza.

 Site oficial: www.fabianaguedes.com e Fan Page www.facebook.com/estudiofabianaguedesfotografia

 

 

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.