18/03/2015

E a cirurgia plástica avança...

Não faz muito tempo, dizíamos que nem tudo poderia ser reformulado por um bom cirurgião plástico... mas parece que à medida que a medicina avança a passos largos, uma das áreas mais beneficiadas com a tecnologia e novas técnicas, é efetivamente a da cirurgia plástica.

Creio que, muito em breve, a medicina estética irá sanar definitivamente a aparência de pescoços e mãos de mais idade, que são partes do corpo que ainda demonstram o decorrer dos anos e para os quais ainda há menos opções - pelo menos no quesito de intervenção cirúrgica - para garantir uma aparência mais jovem.

Recentemente, passeando por canais de TV, 'dei de cara' com uma técnica que me chamou muito a atenção, a bichectomia. Relativamente nova, muitos cirurgiões nem sabem falar a respeito, mas é uma técnica relativamente simples que promove a diminuiação do tamanho das... bochechas!

Quem trabalha com maquiagem bem sabe que umas das técnicas que mais se busca, no uso de corretivos e de blushes é, justamente, a de afinar o rosto. Mas nem sempre a maquiagem é suficiente... Fui saber mais sobre essa modalidade com Dr. Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico da Clínica Michelangelo, de Curitiba, que sanou a maior parte das minhas dúvidas.

Dr. Alderson explica “a bichectomia éAngelina Jolie é modelo de rosto afilado a cirurgia plástica para a redução das bochechas e consiste na retirada da bola de Bichat, a gordurinha que fica nas bochechas e deixa o rosto mais redondinho. O procedimento é indicado principalmente para pessoas de rosto redondo que não estão satisfeitas com o formato da sua face e para aqueles que estão à procura de um aspecto mais magro, adulto e esbelto (efeito “blush”: pense nas atrizes Angelina Jolie - FOTO e Megan Fox, por exemplo).

O cirurgião explica ainda mais. Segundo ele, a princípio, esse é um procedimento simples e com rápida recuperação. Mas, ainda assim é um procedimento estético e traz consigo riscos.

Para evitar todo e qualquer problema, a bichectomia exige exames pré-operatórios e alguns cuidados especiais, afinal, a bola de Bichat fica em uma área delicada do rosto, entre nervos e canais salivares. Quando há um corte errado, pode se ocasionar paralisia facial ou lesão no ducto parotídeo (canal por onde sai à saliva)”, alerta o cirurgião. Por isso, para evitar complicações, o procedimento deve ser realizado por um cirurgião da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) que conheça bem a anatomia da região.

A bichectomia pode ser feita com anestesia local, o corte é pequeno, varia entre 0,5 e 1,0cm, na parte interna da boca e depois é fechado com pontos de fios absorvíveis, que não deixam cicatrizes e que devem cair sozinhos em uma semana. O procedimento dura cerca de 40 minutos.

O pós-operatório é parecido com o da retirada do siso: compressa de gelo no local com frequencia nos primeiros dias, utilizar medicamentos indicados pelo médico, evitar esforço físico, fazer uma dieta leve durante 10 dias – evitando alimentos quentes, não se expor ao sol, não fazer atividade física por cerca de três semanas, dormir com dois ou três travesseiros. O rosto fica inchado por até cinco dias e em média em duas ou três semanas depois os resultados do procedimento começam a ser visíveis.

O uso de corretivos, durante a maquiagem, ajuda a dar mais harmonia ao rosto.

Novas técnicas plásticas visam à correção definitiva de traços das bochechas e queixo.

Rosto ainda mais harmonioso

Além da bichectomia, outra técnica relativamente nova para dar mais harmonia à face é a a mentoplastia, cirurgia que visa corrigir o posicionamento do queixo por meio da inclusão de uma peça de silicone, geralmente pré-moldada.

Muitas pessoas que não estão satisfeitas com a harmonia da sua face acham que o incômodo está no nariz, nos olhos ou na boca, as partes mais ‘comuns’ em que são feitos procedimentos estéticos, mas, em muitos casos, o foco da falta de harmonia está no queixo da pessoa – e ela só consegue observar isso na hora em que algum especialista lhe diz isso”, comenta o Dr. Alderson.

Isso acontece porque as pessoas acreditam que o queixo não apresenta tanto destaque na face – mas, quando entendem a importância que ele tem para definir o formato do rosto e o perfil, passam a olhar para essa parte da face com mais cuidado e atenção. “Outra grande questão é que quando há a alteração de posicionamento do queixo, como a sua retração, por exemplo, é passada a impressão de o nariz ser maior do que realmente é, fazendo com que toda a harmonia da face seja prejudicada”, ressalta o cirurgião.

Além de melhorar o perfil, a mentoplastia também auxilia rejuvenescer e restaurar o contorno e a proporção da face – e, quando se deseja obter melhores resultados com cirurgia de aumento do queixo, ela pode ser feita em conjunto com outros procedimentos faciais, como a rinoplastia, por exemplo, que ajuda a criar uma maior harmonia na face.

Nos casos considerados mais sérios, que acontecem quando a mandíbula está em retração completa, o implante de silicone não é o suficiente. “Para esses pacientes, existem cirurgias mais complexas, que exigem remodelações e avanços ósseos,” explica Pacheco, que lembra que antes de tomar qualquer decisão, é preciso fazer uma consulta médica, em que o profissional avaliará as proporções faciais do paciente a fim de determinar qual a melhor solução para cada caso. “A mentoplastia é ideal para tornar o rosto mais proporcional e melhorar a autoestima das pessoas sem que a aparência delas seja mudada radicalmente”, relembra.

O procedimento é comumente realizado sob anestesia local e a duração da cirurgia é de aproximadamente meia hora. A alta é prevista para o mesmo dia e a cicatriz é, na maioria das vezes, quase imperceptível e se localiza logo abaixo do queixo, sendo que os resultados definitivos aparecem em torno de 12 a 18 meses após o procedimento.

Nosso agradecimento ao Dr. Alderson pelas dicas! E para quem quiser saber, seguem os dados de contato.

Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715) - Cirurgião Plástico

Sites: http://www.alplastica.com e http://www.michelangeloclinica.com.br

Blog: http://draldersonluizpacheco.wordpress.com

Email: plastica.pacheco@yahoo.com.br

Fone: (41) 3022-4646 e 4141-4424

Endereço: Rua Augusto Stellfed, 2.176, Champanhat, Curitiba - PR.

_______________

Fabiana Guedes é fotógrafa, blogueira e há mais de 7 anos colabora com colunismo social impresso e eletrônico em diferentes veículos de comunicação. A coluna “Super indico by Fabi Guedes” apresenta dicas de beleza, moda, utilidade pública, arte e cultura, que também são publicadas em seu Blog “Fabiana Guedes Por Aí” (http://fabianaguedesporai.blogsppot.com). Ela é casada e reside em Curitiba/ PR. Atualmente, é responsável também pela Gerência de Relacionalmento da Organização Beleza Nacional (www.orgbelezanacional.com.br), empresa do ramo de concursos de beleza.

Site oficial: www.fabianaguedes.com e Fan Page https://www.facebook.com/estudiofabianaguedesfotografia

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

  • esthefany: Incrivel
    26/04/2015 18:47

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.