05/04/2016

O segredo para o sucesso da Consultoria Empresarial

Em tempos difíceis alguns empresários acreditam que chegou o momento de contratar uma consultoria empresarial para auxiliá-lo na retomada de crescimento. Isto é um fato! Mas por que algumas consultorias dão certo e outras não?

A resposta é mais simples do que parece. As que dão certo têm plena consciência do seu verdadeiro papel e responsabilidades, já as que falham acreditam que a responsabilidade pelo sucesso da consultoria é 100% do consultor! Um terrível engano do contratante que pensa dessa forma ingênua!

O consultor tem sim suas responsabilidades, mas ele não é o fator chave para a tomada de decisão. O contratante é. Por uma razão muito simples, a empresa é do contratante e não do consultor. Entender este paradigma às vezes é difícil para o empreendedor que está buscando se profissionalizar e tornar-se um empresário.

Há muitos empreendedores que não são empresários e também há empresários que possuem pouco espírito empreendedor. Ambos precisam aprender a se desenvolver nas áreas que consideram frágeis. O empreendedor precisa aprender mais sobre gestão e o empresário conservador um pouco mais sobre investimentos e apostar mais no negócio. Cada um tem desafios a serem trabalhados e desenvolvidos e ambos requerem abordagens diferentes.

Santo de casa não faz milagres, mas percebe onde precisa de um milagre! O que lhe falta agora é compreender o seu papel neste processo que uma consultoria propõe. Também não está sendo afirmado aqui que a consultoria faz milagres. Algumas empresas que passaram por um processo de consultoria que cumpriram seu papel no processo de consultoria chegam afirmar que foi feito um milagre, mas este mérito é de todo o empresário que cumpriu seu dever.

O consultor empresarial transforma a mentalidade de quem o contratou e este ao mudar de postura muda a dinâmica da empresa e os resultados começam a aparecer naturalmente.

Este tempo que vivenciamos é o momento de encontrar alternativas, reduzir desperdícios e alavancar as vendas por meio de estratégias assertivas.

Vamos rever suas estratégias e planejar o futuro da organização?

Na dúvida em como realizar o planejamento estratégico de sua organização chame o consultor.

Boa semana e boa sorte!

Sobre o Autor

SÉRGIO DITKUN é Administrador de empresas (CRA-PR 25.968). Delegado do CRA/PR em Ponta Grossa, Consultor de empresas, professor universitário e autor do livro Arrebentando Paradigmas (2ª edição - Editora All Print). Entre em contato com o autor para consultorias e palestras no e-mail sditkun@yahoo.com.br

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.