Ponta Grossa
Cidade de Vila Velha
Princesa dos Campos Gerais

 

 



 

 

 

 

 

 

Ponta Grossa, terça-feira 07 de julho de 2009
 
Artesãos de Ponta Grossa
têm loja unificada no centro
Assessoria

O mais novo espaço para exposição e comercialização de artesanato, o ArtPonta, está em pleno funcionamento. Pela primeira vez em Ponta Grossa, a Prefeitura consegue concentrar em um só lugar trabalhos produzidos por quatro associações: a Casa do Artesão, a PontArtess, a Assoart e a Afinart.

Criada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, com coordenação da Divisão de Artesanato, a ArtPonta conta com 42 artesãos associados que ganham uma loja adequada, com localização central, para mostrar e vender seus produtos.

Leia, também:

Política
»
Rombo na Câmara:  Somente Rodrigo é denunciado pelo MP
» Jocelito quer autorização prévia dos
pais para adolescentes em lan houses

» PSDB fecha unidade em favor
de Beto e oposição ao governo

Geral
»
Artesãos de Ponta Grossa
têm loja unificada no centro

» CREA apresenta propostas
para a cidade de Castro

» Ponta Grossa recebe Mostra
Regional de Artes Visuais

» Projeto Meu Lar pode virar
referência para todo o estado

» Mandaguari conhece sistema educacional de Ponta Grossa
» Circuito Ponta-grossense de
Vôlei de Praia reúne 44 duplas

» Delegado pede mais prazo para
inquérito sobre acidente de Carli

» Saúde e Polícia Rodoviária Federal
vão divulgar informações sobre gripe

» Recital  em Telêmaco valoriza
a Música Popular Brasileira

» Prefeitura de Telêmaco recebe oito
veículos e duas máquinas pesadas

Na ArtPonta é possível encontrar os mais variados artigos, entre eles lembranças de Ponta Grossa, peças de utilidade como panos de prato e aventais, peças decorativas feitas de palha e bambu, pinturas, e também roupas e acessórios, como cachecóis e blusas de lã.

Valdir Becher, diretor da Divisão de Artesanato e responsável pela ArtPonta, explica que no local estão expostos todos os produtos das quatro associações envolvidas, porém para realizar o atendimento à população os integrantes  seguem  escalas de trabalho: “O artesão tem que ter o tempo livre para produzir. Então os 42 associados se revezam no atendimento”.

Becher, que trabalha há 23 anos na Divisão de Artesanato, lembra que é preciso valorizar o artesanato, pois “é um trabalho que representa nossa cultura, nossa arte e nossa história, além de estimular o turismo e valorizar a região”. De acordo com o Diretor, para o artesão, ter um espaço fixo para comercializar seu trabalho é “estimular a geração de renda e a formação de mão de obra”.

A presidente do PontArtess, Cláudia Franco Schepak, aprovou a iniciativa. Para ela, o espaço disponibilizado era o que os artesãos precisavam para divulgar seu trabalho. “As pessoas ainda estão conhecendo o novo espaço. A nossa expectativa é que o movimento de clientes aumente em algumas semanas, principalmente com o término do inverno”. 

A ArtPonta foi inaugurada no dia 29 de junho e atende no prédio da Concha Acústica, nas proximidades do Ponto Azul, na praça Barão do Rio Branco.  O horário de atendimento é de segunda a sexta das 9 às 18 horas e das 9 às 13 horas aos sábados. Em breve haverá expediente também aos domingos.

A adesão à ArtPonta é simples: artesãos e representantes de entidades precisam apenas procurar um dos associados na loja-sede e fazer seu cadastro.

 

 

 

Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3028-2377 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade