Nova pagina 5

CAPA

EXPEDIENTE

Plantão/História

Prefeitos

Vereadores

Política

Eleições

Poder Público

Imprensa

Rádio Santana

Fotos

Colunas

(Esporte)

(Política)

 

  Ponta Grossa - Paraná -  
 
Terceira Idade apóia bilhetagem
eletrônica no transporte coletivo
Johnny Willian Soares - Assessoria
 

A implantação do sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus do Transporte Coletivo Municipal, anunciada pela empresa concessionária na semana passada, foi comemorada durante uma reunião da Associação dos Grupos da Terceira Idade de Ponta Grossa (AGIPG), que aconteceu na sede da Associação Comercial, na última quarta-feira, 15.

Leia, também:

Política
»
George mira em Gerveson para acertar em Wosgrau, e avisa que será oposição
» Baixinho elogia governo de Wosgrau e anuncia nova postura para este ano
» Reunião em Ponta Grossa mobiliza suplentes do Paraná pela PEC 333/04
» Sperafico deixa claro que não haverá efeito retroativo para os subsídios
» Bispo recebe Küller para falar sobre Campanha da Fraternidade
» Recesso parlamentar reduzido na AL passará a vigorar em julho
» Salário de servidores e mínimo regional terão regime de urgência
» Deputado pede mobilização contra punição da Fazenda ao Paraná 
» Bueno quer fim do nepotismo em todos os poderes
Geral
» Terceira Idade apóia bilhetagem eletrônica no transporte coletivo
»
Ministério da Agricultura anuncia novos focos de aftosa no Paraná
»
Planos de Desenvolvimento Regional Estratégico serão conhecidos em maio
»
Serviço Social oferta especialização em práticas interdisciplinares junto à família
»
Quadro especial torna mais rápida ascensão na carreira de policial militar
Região
» Obras da unidade Perdigão em Castro entram na fase final
» PR 340 facilita vinda de turistas a Tibagi
» SETP promove Encontro Regional do Trabalho em Ponta Grossa

A medida, segundo a entidade, é uma resposta ao documento solicitando ao Ministério Público providências pelo desrespeito com a pessoa idosa no Transporte Coletivo, encaminhado pelo coordenador regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP), João Barbiero, em outubro do ano passado. “Ao embarcar nos ônibus, os idosos são impedidos de passar a catraca e obrigados a ficar na parte da frente do veículo, permanecendo empilhados”, relata o coordenador regional da SETP, João Barbiero.

O anúncio da implantação do novo sistema, prevista aos idosos a partir do mês de abril, causou muitos questionamentos das coordenadoras dos Grupos da Terceira Idade durante a reunião da AGIPG. Na próxima reunião da entidade, serão convidados um representante da empresa concessionária do Transporte Coletivo e da Prefeitura Municipal para esclarecer as dúvidas sobre o credenciamento e o funcionamento do sistema.

Também durante o encontro, as coordenadoras dos Grupos da Terceira Idade aprovaram a elaboração de um documento que será encaminhado ao Promotor de Justiça Fuad Faraj, manifestando o reconhecimento dos idosos ponta-grossenses pela ação do Ministério Público cobrando providências da empresa concessionária do Transporte Coletivo pelo desrespeito com a pessoa idosa.

Ainda na reunião da AGIPG, as coordenadoras apresentaram as dificuldades para o funcionamento dos Grupos da Terceira Idade na cidade, como por exemplo, a cobrança de taxas e aluguel dos locais das reuniões nos bairros pelas Paróquias e Associação de Moradores, que está levando alguns grupos à paralisação das atividades. Sobre este problema, uma reunião com o bispo diocesano e o presidente da União das Associações de Moradores de Ponta Grossa (UAMPG), estará buscando uma solução.

Outras dificuldades enfrentadas pelos Grupos da Terceira Idade serão apresentadas ao prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB), durante uma audiência que será solicitada pela entidade nos próximos dias. As coordenadoras dos Grupos estão realizando um levantamento das principais reivindicações.

A Associação dos Grupos da Terceira Idade, criada no início do ano passado, defende a união dos Grupos existentes na cidade em busca de melhores condições de funcionamento e a implantação das políticas públicas para a Terceira Idade. A entidade atua ainda para firmar parcerias e convênios com instituições de ensino superior e empresas da cidade, procurando oferecer serviços e descontos para os idosos.

Integram a diretoria da AGIPG: Bernadete Prestes, da Casa da Terceira Idade Irmã Dulce do Santa Paula, Regina Guimarães, do Grupo da Terceira Idade da Vila Vicentina, Eloy de Meira e Silva, do Grupo da Terceira Idade do Jardim Paraíso, Maria Fogaça, do Grupo da Terceira Idade da Santa Maria e Onadir Mendes Andrade, do Grupo da Terceira Idade São Francisco de Assis da Vila Borato. A entidade foi idealizada e conta com o apoio do coordenador regional da SETP, João Barbiero, que foi aclamado pelas coordenadoras dos Grupos da Terceira Idade como seu presidente de honra.