Ponta Grossa - Paraná
A Princesa dos Campos Gerais
Cidade de Vila Velha
 Ponta Grossa, terça-feira 19 de junho de 2012






 

 

Estado alemão anuncia 2 mil
vagas para estudantes brasileiros
Neomil Macedo - Assessoria

O estado alemão de Baden-Wurttemberg vai ofertar duas mil vagas para alunos brasileiros, no âmbito do ‘Ciência sem Fronteiras’, programa do governo brasileiro que visa ao desenvolvimento tecnológico e de inovação do país, através do intercâmbio estudantil com as melhores universidades do mundo.

O anúncio foi feito pelo reitor Hans-Jochen Schiewr (da Universidade de Fraiburgo), vice-presidente da Conferencia de Reitores das Universidades de Pesquisas de Baden-Wurttemberg, em encontro com a comitiva da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que se encontra na Alemanha para o estabelecimento de acordos de cooperação e mobilidade acadêmica.

A reunião de trabalho entre os dirigentes do conselho de reitores de Baden e a missão da Abruem ocorreu no último domingo (17/6), a bordo de uma embarcação no Rio Neckar. O encontro durou cerca de três horas, com apresentações das duas entidades que congregam reitores germânicos e brasileiros. O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor João Carlos Gomes (presidente da Abruem) comenta que o anúncio do reitor de Fraiburgo foi o ponto alto do encontro, demonstrando o grande interesse das instituições alemãs em estreitar relação comas universidades brasileiras.

 “A Alemanha tem se mostrado como um dos principais parceiros do programa ‘Ciência sem Fronteiras’, com a abertura de vários editais para receber alunos brasileiros”, comenta o reitor da UEPG.

O estado de Baden-Wurttemberg é um dos mais ricos da Alemanha, concentrando grandes indústrias e grandes universidades de pesquisas (Freiburg, Heilberg, Hohenheim, Karisruhe, Konstanz, Mannheim, Stuttgart, Tubingen e Ulm). São 22 Universidades de Ciências Aplicadas, 6 Universidades Pedagógicas e 11 Escolas Superiores de Arte e Música. A região possui ainda o maior número de instituições de excelência, ranqueadas em concurso realizado pelo governo alemão com o objetivo de fomentar a pesquisa de ponta nas universidades. Das nove Universidades de Excelência da Alemanha, quatro estão em Baden. Nessas nove universidades de excelência, o governo alemão investiu, de 2007 a 2011, 1,9 bilhão de euros, para apoio extra as pesquisas.

Stuttgart
A vice-reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana Marmori, e o reitor João Carlos Gomes entregam placa à vice-presidente de Pesquisa e Tecnologia da Universidade de Stuttgart, Sabine Laschat

Nesta segunda-feira (18/6), de manhã, a comitiva da Abruem foi recebida no Centro Internacional da Universidade de Stuttgart, pelo diretor do Escritório de Assuntos Internacionais, Heiko Richter, e pelas professoras Sibille Langer e Ursula Habel. Na apresentação da instituição, eles explicaram que, em Stuttgart, o estudante estrangeiro recebe todo apoio do Escritório de Assuntos Internacionais desde a sua chegada, acomodações e cursos preparatórios de alemão.

A comitiva da Abruem visitou laboratórios de pesquisa no Campus Universitário e, após, foi recebida numa reunião/almoço pela vice-reitora de Pesquisa e Tecnologia, Sabine Laschat. Durante as conversações, foram discutidos assuntos de interesse para o intercâmbio acadêmico. A Universidade de Stuttgart tem as Engenharias e Ciências Naturais como foco no ensino e na pesquisa. A orientação internacional fica evidente na oferta de inúmeros cursos em inglês. “É uma das mais importantes universidades da Alemanha e uma ótima opção para nossos alunos de graduação e pós- graduação”, diz o reitor João Carlos Gomes.

Tübingen
João Felicio Rodrigues Neto, da Universidade de Montes Claros e o reitor João Carlos Gomes entregam placa ao reitor Bernd Engler, da Universidade de Tübingen.

O roteiro de visitas às universidades alemãs prosseguiu no período da tarde desta segunda-feira, chegando à Universidade de Tübingen. A comitiva foi recebida pelo reitor Bernd Engler, que fez uma apresentação da universidade, destacando suas áreas de excelência. Entre elas Saúde (Medicina, Odontologia e Farmácia) e de Matemática e Ciências Naturais (Química, Física, Geociências e Biologia). Com uma longa tradição, a instituição é inovadora e tem uma visão de internacionalização desde a sua fundação em 1477. Na sua estrutura, possui um Centro Brasileiro de Cooperação e Informações (Centro Brasil/Baden-Wurttemberg) para apoio as cooperações acadêmicas com as universidades brasileiras.

Segundo o reitor João Carlos Gomes, Tübingen é uma instituição ‘top’ no ranking alemão de universidades de excelência 2012/2017. O resultado das onze universidades alemãs que fazem parte deste grupo seleto foi divulgado na ultima sexta- feira (15/6). A participação neste grupo de excelência significa aproximadamente o investimento de 100 milhões de euros nos próximos cinco anos em pesquisa, como verba extraordinária do governo federal alemão. “É a maior conquista que uma universidade pode alcançar academicamente na Alemanha”, diz o reitor da UEPG. Entre os dez centros de pesquisas da universidade, destacam-se os centros das áreas de Neurociências, Biologia Molecular e Geociências. Pesquisadores ligados à universidade já receberam o Prêmio Nobel.

Conforme o presidente da Abruem, Tübingen foi uma das instituições mais receptivas à celebração de novos acordos com universidades brasileiras, através do programa ‘Ciência sem Fronteiras’. Após a apresentação do sistema Abruem, houve um amplo debate entre os membros da comitiva brasileira e os dirigentes alemães. Nestas conversações, ficou acertado que a oferta de um número considerável de vagas para estudantes brasileiros de graduação e pós- graduação, através do ‘Ciência Sem Fronteiras/Alemanha’. Pará os estudantes de graduação é necessário o conhecimento do idioma alemão, e para os alunos de pós-graduação, o inglês.

 





 

 

Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3028-2377 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade