Ponta Grossa - Paraná
A Princesa dos Campos Gerais
Cidade de Vila Velha
 Ponta Grossa, terça-feira 19 de junho de 2012






 

 

Reitor da UEPG estabelece contatos
na Universidade de Frankfurt
Neomil Macedo - Assessoria

Perto de 100 brasileiros estudam na Universidade de Frankfurt (oficialmente denominada Universidade Johann Wolfgang Goethe de Frankfurt), que na última sexta-feira (15/6) recebeu a visita da missão internacional da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

A comitiva brasileira comandada pelo reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor João Carlos Gomes (presidente da Abruem) se encontra na Europa, para um roteiro de vistas a universidades de Bélgina e Alemanha, visando ao estabelecimento de acordos internacionais de comperação técnico-científica e de mobilidade acadêmica.

Segundo o reitor João Carlos Gomes, a exemplo das demais instituição visitadas na Bélgica e Alemanha, os dirigentes da Unversidade de Frankfurt demonstram grande interesse no intercâmbio com as instituições brasileiras. “Trata-se de uma instituição quase centenária, com 98 anos de existência”, diz o reitor. “Com mais de 40 mil alunos, é uma das maiores da Alemanha e conta com boslas de estudos para receber alunos estrangeiros (cerca de euros mensais, por 12 meses)”, comenta João Carlos Gomes, explicando que estas bolsas complementam outras bolsas para estudantes que se destacam.

A insituição conta ainda com um serviço de alunos estrangeiros de doutorado, dando todo o suporte no desnvolvimento da pós-graduação. Os doutorandos interessados em conhecer as opções acessar (www.grade.uni-frankfurt.de).

No contato com o vice-reitor da Universidade de Frakfurt, Manfred Schubert-Zsilavecz, o reitor João Carlos Gomes apresentou os interesses das universidades brasileiras a acordos com universidades alemãs, no âmbito do programa ‘Ciência Sem Fronteiras’. O dirigente alemão reiterou o interesse no relacionamento institucional com universidades brasileiras, destacando que existem outras áreas passíveis de acordos não alcançadas pelo programa do governo brasileiro, tanto na graduação como na pós-graduação.

A universidade alemã foi apresentada ao grupo de brasileiros pelo diretor do Escritório Internacional, Martin Bickl (bickl@em.uni-frankfurt.de), que o seu departamento à disposição para contatos dos alunos de graduação e pôs- graduação das universidades brasileiras. “Eles tem como objetivo a atração de parceiros de excelência em todo mundo”, diz o reitor da UEPG.

Nesta segunda-feira, a comitiva da Abruem esteve na Universidade de Stutgart.

 





 

 

Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3028-2377 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade