Ponta Grossa - Paraná
A Princesa dos Campos Gerais
Cidade de Vila Velha
 Ponta Grossa, terça-feira 19 de junho de 2012






 

 

Tibagi: Alunos do curso de Turismo
colocam conhecimento em prática

Desde a última semana está acontecendo a fase final do curso de condutor de grupos na natureza, que está sendo promovido pela Prefeitura de Tibagi através da empresa Campo Escola Marumby. Iniciado em março, o curso está proporcionando aprimoramento profissional para aqueles que já trabalham com o turismo e uma nova oportunidade de trabalho para os alunos que ainda não atuam na área. A Secretaria de Turismo está envolvendo 16 turmas das escolas municipais e 25 turmas dos colégios estaduais, totalizando cerca de 1,3 mil pessoas da comunidade envolvidas na ação.

Nesta fase, os 20 alunos realizarão atividades com públicos específicos da cidade. “Uma delas é focada nas crianças de 4º e 5º anos do ensino municipal e em turmas do centro de educação Lar de Nazaré, onde as crianças tem a oportunidade de passear pelas ruas de Tibagi e conhecer um pouco mais da rica história da cidade e de seu atrativos turísticos urbanos”, relata Jaime Nogueira, gerente de Turismo.

“Nesta atividade são visitados locais importantes para a população tibagiana como o Museu do Garimpo, a Biblioteca, o Palácio do Diamante que é a sede da prefeitura, a Associação de Artesanato, o Mirante do Rio Tibagi, a Ladeira do Paredão e Ladeira da Nhá Cota, o Parque do Risseti e o Centro de Informações Turísticas, onde os participantes assistem a um vídeo de divulgação da cidade”, detalha.

A secretária de Educação e Cultura, Jeanine Maciel Ribas reconhece a iniciativa como de grande importância para a divulgação da cidade. “Em sala de aula os professores já trabalham com o tema, mas quando eles tem a oportunidade de conhecer pessoalmente os locais e saber mais da história da cidade deixa ainda mais interessante”, opina. “E são experiências que levarão para sempre. Já soube de relatos de alunos que ainda não tinham visitado o Museu e levam para casa essa informação e novidade”, pontua.

Jaime destaca também a outra atividade que está acontecendo com os alunos dos colégios estaduais Irênio Nascimento e Leopoldina Pedroso. “Os alunos do curso estão realizando palestras, com cerca de uma hora de duração, onde repassam parte do que aprenderam durante o curso. Utilizam paisagens turísticas de Tibagi e explicam sobre os potenciais do município”, enfatiza. “Em outro momento os alunos dos colégios serão conduzidos em visita ao Parque Estadual do Guartelá, que é o principal atrativo da cidade”, completa.

O prefeito de Tibagi, Sinval Silva (PMDB) destaca a ação e incentiva para que esta atividade se estenda para outros grupos do município. “Para que nosso turismo se torne efetivamente sustentável é preciso que a própria população conheça seus pontos turísticos e indique ao visitante e turista e ao mesmo tempo defenda a preservação desses espaços, já que hoje nosso foco é o ecoturismo”, pondera.

“Além de ser uma ferramenta econômica de distribuição de renda, o turismo deve ser encarado como uma ferramenta educacional. Tirar o aluno da sala de aula e levá-lo para locais de interesse turístico trabalhando com aspectos ligados a história, meio ambiente, entre outros, gera uma experiencia diferenciada para o aluno, e reforça a importância de se preservar esses atrativos”, analisa.

 





 

 

Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3028-2377 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade