Ponta Grossa
Cidade de Vila Velha
Princesa dos Campos Gerais

 

 



 

 

 

 

 

 

Ponta Grossa, sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
 
Paraná em Ação: Telêmaco Borba
recebe o Programa em março
Assessoria

Telêmaco Borba terá o Programa do Governo do Estado “Paraná em Ação” nos dias 26, 27 e 28 de março do próximo ano. A reunião preparatória para o evento com o secretário de Estado de Relações com a Comunidade Milton Buabssi foi na quarta-feira (15), no Gabinete do Prefeito.

O encontro contou com a participação do prefeito Eros Danilo Araújo, vice-prefeito Ede Pukanski, secretários municipais de Saúde - Ricardo Arcanjo, Ação Social - Rita Mara de Paula Araújo, Educação - Cláudia Maria da Cruz, representantes dos municípios da região e órgãos públicos. 

Durante a reunião, o secretário Buabssi repassou as informações sobre o Programa, esclareceu as dúvidas e entregou o material informativo aos participantes. O secretário também explicou os procedimentos e a forma para organizar o evento no município.

O sucesso do Programa, de acordo com Buabssi, acontece devido à mobilização das secretarias estaduais e municipais, prefeituras, governo federal, Poder Judiciário, federações, universidades, iniciativa privada e de voluntários.

O prefeito Eros Danilo Araújo destacou a ação do Governo do Estado no município. “Isso demonstra o compromisso do Governo com os municípios, e o Paraná em Ação é a oportunidade de fazer crescer a ação das secretárias de Ação Social, Saúde e Educação”, enfatizou.

O chefe do Executivo lembrou que o “Paraná em Ação” é um presente para a população no mês que o município completa 46 anos.

Telêmaco recebe a 74ª edição do Programa e vai englobar os municípios da região (Imbaú, Ortigueira, Curiúva, Sapopema, Tibagi, Figueira, Reserva e Ventania). Cada órgão envolvido na ação fica responsável pela divulgação do evento. Os principais responsáveis pela divulgação são as secretarias de Ação Social dos municípios, os Núcleos de Educação e a Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

A Ação Social das prefeituras organiza o cadastro prévio da população em seu município que precisa fazer documentos e a Emater divulga o evento junto à população rural.

Já os Núcleos Regionais de Educação divulgam o Paraná em Ação nas escolas, para que se organizem e levem os alunos, que têm a oportunidade de aproveitar diversos serviços num único local. Além da confecção dos documentos, a feira oferece uma série de atividades.

Serviços
O Programa “Paraná em Ação” oferece a emissão gratuita de carteiras de identidade, CPF, orientação sobre documentos necessários para benefícios e habilitações da previdência e serviços judiciários e extrajudiciários, como separação judicial, divórcio consensual, reconhecimento e dissolução instável, guarda e responsabilidade, reconhecimento de paternidade e maternidade e inscrição para casamento coletivo.

Cuidados com a saúde e bem-estar também são oferecido à população que conta com equipe treinada para aplicar testes e avaliação física, verificação da pressão arterial, teste de glicemia, urina, acuidade visual, orientação sobre saúde bucal e saúde da mulher (exames de colo de útero), antitabagismo, doenças sexualmente transmissíveis e ainda informações sobre doação de órgãos para transplantes.

 

 

Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3028-2377 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade