Ponta Grossa
Cidade de Vila Velha
Princesa dos Campos Gerais

 


Rua Tiradentes, 853
(Em frente ao Sepam Vestibulares)
Fone: (42) 3224-2634

 


Confira os novos trechos pavimentados em nosso site

 

 

 
 

 



 

 

 

 

 

Ponta Grossa, sábado 31 de janeiro de 2009
 
Ano letivo na rede municipal
tem início no próximo dia 9
Edgar Hampf - Assessoria

Leia, também:

» Tarifa de ônibus vai a R$ 2,20
a  partir deste domingo em PG

»
Inicia nesta segunda feira a semana pedagógica da UEPG
»
Ano letivo na rede municipal
de PG tem início no dia 9

»
Requião autoriza nomeação
de14.287 novos professores

»
Centro Judiciário começa
com o Fórum Trabalhista

»
Mais prazo para agricultores
que aderiram renegociação

»
Syngenta promove a 10º Semana do Campo em PG
»
Copel e sanepar unem-se
para proteger rios

»
Planejamento da Educação de Telêmaco tem vigência até 2019
»
Assembléia reinicia atividades
plenárias com posse da Mesa

»
Controlador Geral de Telêmaco
no 1º. MBA de qualificação do TCE

As aulas na rede municipal de ensino, tanto para o ensino fundamental quanto para a educação infantil, terão nova data de início. A secretária Zélia Marochi, titular da Educação, confirmou nesta sexta-feira que o ano letivo começa no dia 9 de fevereiro. “Vamos cumprir efetivamente os duzentos dias letivos, conforme estabelece a lei de diretrizes e bases da educação”, esclarece a secretária.

Para dar atendimento à determinação judicial que prevê a matrícula de crianças com seis anos incompletos no primeiro ano do ensino fundamental, foi preciso reescalonar todo o calendário escolar do ano, cuidando, de acordo com a secretária, da readequação dos espaços físicos, do quadro de pessoal e da configuração das turmas.

“Enquanto a liminar estiver em vigor, vamos atender a essa determinação”, estabelece Zélia, informando que os pais devem ficar atentos: por força dessa decisão, crianças que completem seis anos até o final de dezembro de 2009 deverão – obrigatoriamente – ser matriculadas no Ensino Fundamental.

Ela avalia ainda que ao antecipar o ingresso da criança nessa etapa, há efetivamente uma redução na perspectiva de escolaridade: crianças que entram com cinco anos no Jardim III, na Educação Infantil terão, depois, nove anos no Ensino Fundamental, completando dez anos de escolaridade. Se ingressarem com cinco anos na Educação Infantil, acabarão restritas aos nove anos originais.

Medidas
Diversas medidas práticas, inclusive a alteração de turnos e a remoção de pessoal, foram adotadas para garantir o cumprimento da decisão liminar e incorporar as crianças com seis anos incompletos no contingente do Ensino Fundamental.

Mesmo assim podem restar dúvidas: “pais que tiverem qualquer tipo de dúvida podem, a partir do dia 4 de fevereiro, procurar a escola mais próxima de sua casa para obter todos os esclarecimentos necessários”, informa Zélia.

Todos os profissionais da área da Educação serão comunicados das mudanças relativas aos prazos. Em vista da nova data – e do arranjo necessário para atender a liminar – foi estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação que no dia 2 de fevereiro retornam ao trabalho as diretoras, pedagogas, escriturários e serventes das Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, para organização e planejamento dos trabalhos.

No dia 5, voltam ao trabalho todos os professores, cuidando da organização do trabalho pedagógico nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil.

Finalmente, segundo o calendário refeito e oficializado pela secretária Zélia Marochi, no dia 9 começa o ano letivo, com a volta às aulas.

 






Turismo
de Ponta
Grossa e Região

 

 

Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3224-2375 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade