Ponta Grossa
Cidade de Vila Velha
Princesa dos Campos Gerais

 


Rua Tiradentes, 853
(Em frente ao Sepam Vestibulares)
Fone: (42) 3224-2634

 


Confira os novos trechos pavimentados em nosso site

 

 

 
 

 



 

 

 

 

 

Ponta Grossa, sábado 31 de janeiro de 2009
 
Tarifa de ônibus vai a R$ 2,20
a  partir deste domingo
Edgar Hampf - Assessoria

A partir de 1o de fevereiro, a tarifa do transporte coletivo em Ponta Grossa será de R$ 2,20. Decreto reajustando em 10% a tarifa desse serviço em Ponta Grossa foi assinado nesta sexta-feira. Depois de 32 meses, o preço da passagem do sistema integrado de transporte sofre seu primeiro reajuste.

A solicitação de realinhamento do preço foi feita pela permissionária do serviço e aprovada pelo Conselho Municipal de Transporte ainda na quarta-feira. Foram demonstradas elevações significativas nos custos do serviço prestado, entre eles o de combustíveis, peças e salários.

De acordo com o prefeito Pedro Wosgrau Filho, em contraposição ao aumento de 10% da tarifa, o Índice Geral de Preços da Fundação Getúlio Vargas registra, no mesmo período, uma variação de 23%.

O chefe do Executivo também explica que a determinação do reajuste se deve à aplicação da lei municipal que rege o sistema de transporte e prevê a manutenção do equilíbrio econômico do contrato. A lei, datada de 2003, também estipula quais são os parâmetros que devem ser utilizados para o estabelecimento da tarifa, assim como também, desde aquele ano, é utilizada uma planilha de custos aprovada pelo Legislativo Municipal e aplicada inclusive nesta oportunidade.

“Nunca, desde que a cidade conta com um sistema abrangente de transporte coletivo, a tarifa permaneceu tanto tempo sem aumento. Fizemos, juntamente com a Viação Campos Gerais, os trabalhadores no setor de transporte coletivo e os vereadores, o que foi possível para manter pelo máximo de tempo possível o valor da tarifa inalterado”, aponta o prefeito.

Ele menciona que dentro dessa política foram estabelecidas alterações importantes no processo de fiscalização do uso das gratuidades e isenções parciais e principalmente na pavimentação das linhas de ônibus: “quanto mais linhas de ônibus pavimentadas, menores os custos de operação, o que é melhor para o usuário, sob todos os aspectos”.

Para Wosgrau, “termos conseguido manter a mesma tarifa por 32 meses foi uma grande conquista. Ao mesmo tempo, melhoramos o serviço, que hoje conta com uma frota de ônibus com a menor idade média de toda a história do transporte de Ponta Grossa, além de contar com veículos adaptados para o transporte de deficientes e uma organização indiscutível”.






Turismo
de Ponta
Grossa e Região

 

 

Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3224-2375 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade