Ponta Grossa
Cidade de Vila Velha
Princesa dos Campos Gerais

 

 



 

 

 

 

 

 

Ponta Grossa, sábado, 18 de abril de 2009
 
Encontro de Pesquisa e Simpósio de
Pós-Graduação com inscrições abertas

Leia, também:

Política
»
Wosgrau encaminha projeto para
cortar 27 cargos em comissão
Geral
»
Meio Ambiente e IAP podem
ter nova sede em PG

»
Feira Verde refaz roteiro de coletas por causa de feriado
»
Curso ensina mecânica
básica para mulheres

»
Programa Paraná em Ação
oferece serviços gratuitos

»
Universitário de futsal
abre inscrições

»
Destaques do Circuito de
Rústicas competem em Piraí

»
Circuito de Ciclismo
começa domingo

»
Orquestra Sinfônica inicia
2009 com modificações

»
Parceria entre prefeitura
e MM capacita gestantes

»
Comissão inicia elaboração de
projeto do Parque Tecnológico

»
Dinâmicas de grupo turbinam resultados na saúde preventiva
»
Educação apresenta projetos e metas para o ensino de Telêmaco
»
Telêmaco Borba terá orçamento
de R$ 92,9 milhões para 2010

»
Telêmaco promove encontro de
prevenção às Drogas e à Violência

»
Encontro de Pesquisa e Simpósio
de Pós-Graduação

Até a próxima quinta-feira, dia 23, encontram-se abertas as inscrições para apresentação de trabalhos nas modalidades de comunicação oral no VIII Encontro de Pesquisa (EPUEPG) e no II Simpósio de Pós-Graduação da  Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que tem programação nos dias 21, 22 e 23 de maio. Para ouvintes, as inscrições encerram dia 21/05 (terça-feira).

Da coordenação do evento, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Benjamim de Melo Carvalho, destaca que a realização do encontro e do simpósio visa apresentar à comunidade universitária e externa as pesquisas realizadas na UEPG no âmbito da iniciação científica e da pós-graduação.

Ele explica que os eventos abrem espaço também para a inscrição de pesquisadores de outras instituições, na busca de descentralizar e ampliar a sua abrangência em nível. “É uma forma de tornar a pesquisa universitária mais visível à sociedade e ao setor produtivo”.  Benjamin observa que a apresentação de trabalhos nos eventos faz parte do relatório semestral de bolsistas do programa de iniciação científica e PIBIC Júnior com a participação de alunos do ensino médio. Trata-se de uma apresentação prévia tendo em vista a participação no Encontro Anual de Iniciação Científica que ocorre em Londrina, no final de setembro de 2009.

Integração e Divulgação de Trabalhos
Para o professor Benjamin de Melo Carvalho, o encontro e o simpósio permitem a integração dos professores e alunos da graduação e da pós-graduação, um dos aspectos estimulados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os eventos destacam a participação de pesquisadores convidados de renome nacional e internacional. Eles vão proferir palestras que surgem como a oportunidade para ampliar os horizontes dos alunos que pretendem seguir na carreira científica, bem como de pesquisadores que, na oportunidade, encontram um significativo foro de debates. 

Com a realização dos eventos, a organização proporciona espaços para a divulgação de resultados de projetos de pesquisa em desenvolvimento na UEPG; e promove a discussão de assuntos de relevância para a pós-graduação e para a pesquisa. Também abre oportunidades aos estudantes de graduação que participam do Programa Institucional de Iniciação Científica apresentarem trabalhos como preparação para próximos eventos.

Além disso organiza atividades que incluem palestras e oficinas  para a promoção da pesquisa e da pós-graduação, favorecendo a integração entre os participantes de cada edição. Outras informações: http://www.eventos.uepg.br/epuepg/index.php?op=form_normas.

 

 

Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3028-2377 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade