Ponta Grossa
Cidade de Vila Velha
Princesa dos Campos Gerais

 

 



 

 

 

 

 

 

Ponta Grossa, quinta-feira, 24 de setembro de 2009
 
Escolas de Tibagi recebem recursos do PDE
Emanoelle Wisnievski – Assessoria
Foto: Arquivo/Christian Camargo

O Plano de Desenvolvimento da Educação do governo federal selecionou duas escolas de Tibagi para destinação de recursos para a melhoria no desempenho dos alunos, com aquisição de materiais pedagógicos que proporcionem estratégias de ensino diferenciadas, inovadoras e criativas.

As escolas municipais Telêmaco Borba, na cidade, e David Federmann, no distrito de Caetano Mendes, foram contempladas cada uma com R$ 18 mil.

Leia também:

Política
»
Câmara de Ponta Grossa não tem
estrutura para mais oito vereadores

» PEC dos Subsídios pode
salvar salários da segurança
Geral
» Barbiero confirma inscrição
de Ponta Grossa no Pronasci

»
Obra dos novos acessos só
depende de ordens de serviço

» Prefeitura trabalha para
viabilizar a 20ª München

» Castro promove Semana do Idoso
» Quero-Quero e Ouro Verde
recebem o “Horta em Casa”

» Clube Estrela da Manhã, de
Tibagi, comemora 59 anos

» Concurso público já conta
com mais de 500 candidatos

» UEPG é destaque
em encontro nacional

» Conferência Municipal de Saúde
de Telêmaco será nesta quinta-feira

» Escolas de Tibagi recebem
recursos do PDE

» Escolas de Telêmaco Borba ampliam
aprendizado incentivando brincadeiras

» Desenvolvimento Urbano de
Castro tem novo secretário

Os recursos devem ser aplicados no ensino fundamental e educação básica, com a intenção de proporcionar condições de melhor aprendizado, com base especialmente nos resultados obtidos com o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. “É uma forma que o governo encontrou para enriquecer o trabalho que já é feito, com o intuito de apresentar melhoria na nota do próximo Ideb”, descreve Rosane Mendes dos Santos, diretora da Telêmaco Borba.

Escola Telêmaco Borba
A lista de materiais didático-pedagógicos que serão adquiridos na instituição já está pronta e inclui jogos pedagógicos, livros, ventiladores, mesa de pingue-pongue e até mesa de pebolim, que poderá auxiliar no desenvolvimento de coordenação motora às crianças, como explica Rosane. “Outros jogos também ajudam no raciocínio e concentração. Também vamos comprar um planetário, que tornará muito mais eficiente as aulas de geografia e ciências”, comenta.

Escola David Federmann
As compras da instituição incluem materiais de leitura para o professor e equipamentos de mídia para melhorar o desempenho acadêmico dos alunos, como computadores, pendrive, aparelhos de DVD e televisores.

Ações voltadas a melhorar a autoestima dos professores e elevar o nível acadêmico dos alunos serão feitas através de palestras e reuniões mensais para discutir dificuldades encontradas pelos professores e a proposição de soluções, como o acompanhamento individual do aluno. Também estão programadas oficinas semestrais para apresentação de técnicas inovadoras e criativas de jogos para dinamizar aulas.

PDE Escola
O PDE Escola inclui metas de qualidade para a educação básica, que contribuem para que as escolas e secretarias de Educação se organizem no atendimento aos alunos. Também repassa orientações de práticas pedagógicas, como o estímulo à participação de alunos e professores através de premiação. A intenção é incentivar os alunos a participar com assiduidade nas atividades escolares, tornando as aulas mais prazerosas e dinâmicas.

Uma das ideias é fazer passeios turísticos com frequência ou desenvolver projetos interdisciplinares na área esportiva com intuito da permanência na escola e melhor aproveitamentos nas disciplinas. Outra proposta é a promoção de uma gincana de matemática semestral para desenvolver capacidade de raciocínio.

Antônio Teixeira, secretário de Educação e Cultura de Tibagi, destaca que estes investimentos melhoram a qualidade do material pedagógico com vistas à qualidade do ensino. “É mais uma fonte de recursos que oportunizam esta melhoria”, conclui.

 

 

 

Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3028-2377 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade