Ponta Grossa - Paraná
A Princesa dos Campos Gerais
Cidade de Vila Velha
 Ponta Grossa, quinta-feira 17 de maio de 2012






 

 

UEPG: Enfermagem realiza III
Encontro dos Campos Gerais
Mari Cleia Aparecida de Andrade - Assessoria

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza na próxima semana (21 e 22/5) o III Encontro de Enfermagem dos Campos Gerais, através do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública (DENSP), em parceria com o Hospital Regional de Ponta Grossa, CESCAGE e Secretaria Municipal de Saúde. A programação será desenvolvida no Clube Sírio Libanês (Rua Frei Caneca, 395 – centro).

De acordo com Lidia Dalgallo Zarpellon, coordenadora do curso de Enfermagem da UEPG, o evento é dirigido para acadêmicos e profissionais da área de saúde e visa chamar a atenção dos profissionais de enfermagem para esse momento de reflexão. "A ideia é promover a interação do ensino com os serviços de saúde", diz, lembrando que a UEPG envolve acadêmicos nos campos de estágio no Hospital Regional e Secretaria Municipal de Saúde. 

Uma das novidades do evento este ano são as exposições de posteres. Até o momento estão inscritos 27 trabalhos. As inscrições poderão ser feitas no Departamento de Enfermagem e Saúde Pública ou no local do evento, até dia 21/5, às 17h30. Lídia Zarpellon alerta para que os interessados não deixem para última hora. Serão entregues certificados aos expositores de posteres e aos participantes.

A expectativa é que acadêmicos, professores e profissionais ligados a área da saúde participem, superando a presença registrada nas duas primeiras edições do evento. Lídia Zarpellon explica que, a cada ano, a organização  procura trazer temas atuais e de interesse dos profissionais. Um exemplo é a palestra da enfermeira Carmen Cristina Moura dos Santos (Secretaria de Saúde do Estado do Paraná e Secretaria Municipal de Saúde de Carambeí), com o tema “A Associação Brasileira de Enfermagem 85 anos de compromisso social, participação e luta”, que abrirá o encontro, no dia 21, às 19 horas.

Na sequência do primeiro dia do evento,  às 20h, haverá um momento de descontração, com a apresentação de aeróbica “Caminhada da Saúde”, promoção da Unidade Saúde da Família Lubomir Urban – Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa, sob responsabilidade da enfermeira Rosicleia dos Passos. Às 20h35, a enfermeira obstetra Ana Paula Xavier (DESP/UEPG) falará sobre “Consulta Puerperal de Enfermagem:cuidado no ciclo gravídico-puerperal na Atenção Primária”.

Na terça-feira, às 14h, o encontro abre espaço para a palestra “Segurança do Paciente”, proferida pela enfermeira Eveline Wille Bayer (coordenadora da clínica obstétrica do HRPG). Às 15h, a enfermeira Elaine Cristina de Melo (coordenadora do Centro Cirúgico do HRPG) fará a exposição do tema “Consulta Pública nº 64”.

Para as 16h, está programada a palestra “O cuidado do cuidar – atuação administrativa do enfermeiro”, com abordagem da enfermeira Alessandra Partica de Aguiar (docente do curso de Enfermagem CESCAGE). Às 17h30, ser feita a entrega de certificados aos expositores dos posters. Às 18h, a enfermeira Caroline Stocco (Coordenação Vigilância Epidemiológica Secretaria Municipal de Saúde Prefeitura de Ponta Grossa), profere palestra sobre “Notificação Compulsória”.

Às 19h, a programação tem sequência com a palestra “Profilaxia do Tétano Acidental – Fluxogramas” proferida pela enfermeira Úrsula Kemmelmeier (Gerência de Imunização SMS Prefeitura de Ponta Grossa). Ás 20h10, exposição do tema “Prevenção DST/AIDS, com Herbert Adolf Malkenthin (técnico em Prevenção Grupo Reviver). O Grupo Renascer (Glaucia Bullevart, Denise de Lima Dornelles e Débora Lee) faz o encerramento do encontro, às 20h40.

 





 

 

Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3028-2377 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade