Ponta Grossa - Paraná
A Princesa dos Campos Gerais
Cidade de Vila Velha
 Ponta Grossa, quinta-feira 17 de maio de 2012






 

 

Tibagi se prepara para o Dia do
Desafio, disputando com Purranque
Peter Allan – Assessoria/Foto: Christian Camargo

O que vale no Dia do Desafio é praticar 15 minutos de atividade física e, pelo sexto ano consecutivo, Tibagi vai participar do evento que envolve dezenas de países, no dia 30 de maio. A cidade adversária será Purranque, localizada na província de Osorno, região dos Los Lagos no Chile com 13.265 habitantes, Tibagi tem hoje 19.344 habitantes de acordo com o último Censo.

A Secretaria Municipal de Esportes e Recreação Orientada, além de proporcionar vários espaços para estimular a atividade física, percorrerá prédios públicos e comércio para envolver os funcionários nos exercícios. O secretário de Esportes Donizethe Sales ressalta que o município tem notoriedade esportiva e favorece o envolvimento da comunidade. “No ano passado tivemos, inclusive, atividades como rafting, as caminhadas na natureza, voo livre, rapel e cascading que são esportes procurados por turistas que vêm a Tibagi, hoje referência nesse tipo de atividade. No entanto, nem todos os nossos cidadãos já puderam desfrutar desses esportes, porém podem participar do dia do desafio com outras ações”, explica.

Vale caminhar, dançar, pedalar, pular – o que importa é se mexer e ligar para 0800 643 6690 confirmando participação. “Somos pentacampeões no Dia do Desafio e agora vamos rumo ao hexa”, completa. Em 2011, Tibagi venceu a cidade de Toro Toro Potosí, da Bolívia, ao colocar 44,45% de sua população para praticar atividade física. A concorrente registrou 28% de adesão.

O que é
Campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar, o Dia do Desafio é realizado por meio de ações das comunidades. O objetivo é estimular a participação no dia e sensibilizar para que a atividade física se torne hábito nos outros dias do ano.

A mobilização é para alertar a população sobre os perigos do sedentarismo. Cada município que adere ao desafio, concorre com outro município de mesmo porte, com número semelhante de habitantes, em outro país. As pessoas devem fazer atividade física e ligar para 0800 643 6690 confirmando sua participação. Ganha o município que teve maior número de ligações.

Os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário, estabelecem uma competição amigável, para mobilizar o maior número de pessoas desde as zero hora até às 21 horas, sempre na última quarta-feira do mês de maio.

Legado
Novos valores, mudança de comportamento, ações permanentes, crescimento da prática, organização da comunidade e educação para a prática de atividades físicas são alguns dos resultados obtidos com o Movimento. Os princípios básicos que norteiam a realização do Dia do Desafio são: acessibilidade, envolvimento, diversão, diversidade, segurança, confiabilidade, benefícios para a comunidade, benefícios para a saúde, ética e cidadania.

História
No inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o prefeito sugeriu que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio dali em diante.

A ideia teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

Anos anteriores
Em 2007, estreia no evento, a concorrente foi a cidade boliviana San Pedro, quando Tibagi colocou mais de 10 mil pessoas da cidade para fazer algum tipo de atividade física. Em 2008, o município ganhou da cidade de Conquimatlán, no México, e levou às ruas 5.320 pessoas. Em 2009, 82,37% da população tibagiana relatou ter praticado exercício físico no dia 27 de maio. A concorrente foi a cidade de Rurrenabaque, da Bolívia, que alcançou apenas 4,39% da população local no envolvimento de atividade física. Em 2010, quase 10 mil pessoas participaram do Dia do Desafio e Tibagi venceu a cidade de San Cristóbal Cucho, da Guatemala. E no ano passado, a capital do esporte de aventura no Paraná recebeu o diploma de pentacampeã do Dia do Desafio, enfrentando o município de Toro Toro Tosí, na Bolívia.

 





 

 

Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3028-2377 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade