Ponta Grossa - Paraná
A Princesa dos Campos Gerais
Cidade de Vila Velha
 Ponta Grossa, quinta-feira 17 de maio de 2012






 

 

PG apoia criação do Dia Mundial
da Doação de Leite Humano
Patrícia Antunes - Assessoria

O Banco de Leite Humano, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa promove uma mobilização para apoiar a criação do Dia Mundial da Doação de Leite Humano. O evento será realizado com o Ônibus da Saúde, nesta sexta-feira (18), no Parque Ambiental, ao lado Mercado da Família. “Pretendemos sensibilizar a comunidade, e em especial as mães que amamentam, sobre a importância do aleitamento materno e a doação do leite excedente”, destaca a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital da Criança, Ana De Bastiani.

Na ocasião, além de serem entregues panfletos, haverá uma exposição de banners e materiais que mostrarão o trabalho do Banco de Leite Humano. “No local, também realizaremos atendimento às mães com dificuldades na amamentação e também àquelas que queiram fazer a doação”, salienta a coordenadora.

O movimento em Ponta Grossa faz parte de uma mobilização entre países Iberoamericanos, envolvendo estados e municípios brasileiros, para instituir a data em 19 de maio como o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. No Brasil, os Bancos de Leite Humano estão em mobilização pela mudança da data do “Dia Nacional de Doação de Leite Humano” e criação do “Dia Mundial de Doação de Leite Humano” e, por isso, estão programando eventos em seus municípios e estados, para divulgar na sociedade a importância da doação de leite humano.

Desde 2004, o Brasil celebra o "Dia Nacional de Doação de Leite Humano", em 1º de outubro, mas o Ministério da Saúde já está encaminhando a proposta dos profissionais para mudança da data para 19 de maio, com o objetivo de se alinhar com os outros países e fortalecer a criação do “Dia Mundial de Doação de Leite Humano”.

A proposta surgiu no V Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano/ I Congresso Iberoamericano de Bancos de Leite Humano/ I Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, realizados em Brasília, no ano de 2010. “O dia 19 de maio será um momento para cada Banco de Leite Humano mostrar o trabalho que desenvolve e como a doação de leite humano pode contribuir para salvar a vida de milhares de bebês prematuros”, completa.

 





 

 

Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3028-2377 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade