Ponta Grossa
Cidade de Vila Velha
Princesa dos Campos Gerais

 


Rua Tiradentes, 853
(Em frente ao Sepam Vestibulares)
Fone: (42) 3224-2634

 


Confira os novos trechos pavimentados em nosso site

 

 

 
 

 



 

 

 

 

 

Ponta Grossa, quinta-feira 13 de novembro de 2008
 
Bolsa Família: Ministério
elogia ações em Carambeí
Assessoria

“Estamos muito satisfeitos com Carambeí. O que vimos superou nossas expectativas”. A declaração é da coordenadora geral de Gestão de Condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Combate à Fome, Cláudia Baddini Curralero.

Leia, também:

Política
»
Agora, Conselho Estadual quem
Orienta pela matrícula aos 5 anos

»
Audiência pública em PG
discute redução de ICMS

»
Justiça Eleitoral nega diploma
a vereador eleito em Chopinzinho
Geral
» Visita técnica definirá área
para Parque Tecnológico

»
Chopp Tour divulga München
em festa de Piraí do Sul

»
Ponta Grossa reduz de novo
Índice de mortalidade infantil

»
Educação matricula 61%
mais crianças nos CMEIs

»
Comunidade de São Mateus foi
parceira em simulado da Petrobrás

»
Fenata premia as ‘melhores
performances’ de 2008

»
“Quinta no Cinema” exibe
filme de Almodóvar

»
Prefeitura de Ponta Grossa
promove oficina de lutheria

»
Acadêmicos de ‘Artes Visuais’ da UEPG expõem produção artística
»
Maior fábrica integrada de biodiesel do mundo vai ser construída em Irati
»
Bolsa Família: Ministério
elogia ações em Carambeí

Ela esteve nesta quarta-feira (12) na cidade para conhecer de perto o programa Ações Complementares ao PBF, desenvolvido pela Prefeitura. O projeto concorre com outros 29, em nível nacional, ao 2º Prêmio Práticas Inovadoras na Gestão do PBF.

Cláudia disse que ficou “surpresa” com ações e a sinergia das pessoas envolvidas. Além disso, já percebeu que as práticas estão dando resultado. A coordenadora veio acompanhada da técnica Juliana Picoli e do fotógrafo Daniel Lacerda.

Segundo ela, todos os municípios finalistas estão sendo visitados por equipes do MDS. A averiguação nos locais começou há três semanas com dois objetivos. O primeiro, explicou Cláudia, é checar se as informações que chegaram ao Ministério referente aos projetos inscritos condizem com a realidade.

O segundo é descobrir inovações e levá-las como sugestão a lugares com o mesmo perfil, isto é, disseminar as ações que estão dando certo.

Atividades
Pela manhã, a equipe do MDS se reuniu com o prefeito Osmar Rickli e a secretária de Assistência Social, Arina Kuippers Aardoom, para juntos assistirem à apresentação detalhada do programa, que é desenvolvido pelo diretor de Promoção Social e gestor do Bolsa Família e Cadastro Único, Marcos Alves, em parceria com Angelo Carneiro Luz, da Secretaria de Educação. Depois, todos foram à Casa Padre Theodorus, onde assistiram demonstração de caratê, cujas aulas visam atender crianças beneficiadas com o Bolsa Família.

Após o almoço, o grupo presenciou aula de tênis no Clube Social e conversou com moradores atendidos pelo programa nas localidades de Lajeado e Vila Esperança. Também assistiram à Fanfarra da Escola Tônia Harms e aula de violino.

Exemplo
José Pereira dos Santos, 31 anos, é um dos mais assíduos freqüentadores das reuniões do Bolsa Família e cursos de capacitação. Ele foi um dos entrevistados pela equipe. José contou que aprendeu a fazer pastéis no curso de salgados e, agora, fabrica-os para vender. Separado e pai de duas crianças, de 10 e 11 anos, ele recebe R$ 93 de benefício, mas espera um dia ter condições de sustentar a família sem precisar do auxílio.

“Com esse dinheiro compro roupas, coisas para casa, material escolar”, disse o morador do Lajeado.

Na Vila Esperança, o grupo visitou a casa de Nadir Ferreira, 47, divorciada. Ela tem oito filhos, mas quatro já estão casados. Ele garantiu que o dinheiro do programa vale a pena para seu sustento.

Tudo foi registrado pelas lentes do fotógrafo e relatado, pois a avaliação da visita é um dos critérios para escolher os melhores projetos. A premiação acontecerá nos dias 24 e 25, em Brasília, e terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.






Turismo
de Ponta
Grossa e Região

 

 

Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3224-2375 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade