Ponta Grossa
Cidade de Vila Velha
Princesa dos Campos Gerais

 

 



 

 

 

 

 

 

Ponta Grossa, quarta-feira, 28 de outubro de 2009
 
Projovem beneficia 250 adolescentes de Castro
Assessoria

A Secretaria Municipal da Criança e Desenvolvimento Social de Castro realizou nesta terça-feira (27), às 14 horas, na sede da secretaria, a aula inaugural do programa Projovem Adolescente, de atividades socioeducativas destinada a jovens de 15 a 17 anos inseridos nos programas Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e de cumprimento de medidas socioeducativas.
A secretária municipal da Criança e do Desenvolvimento Social, Kátiba Fadel, destacou que o programa objetiva, através da arte, lazer e do esporte, promover a cidadania e a capacitação para o mundo do trabalho.

Leia também:

Política
»
Mainardes instaura Sindicância
para investigar denúncias

» Jocelito defende continuidade
das ações na Segurança Pública
Geral
»
Limpeza de túmulos
deve ser feita até domingo

» Audiência Pública debate
melhorias para a cidade

» Comércio prepara o ‘Natal dos Sonhos’
» Projovem beneficia 250 adolescentes
» O que abre e o que fecha
nesta quarta em Ponta Grossa

» 1ºBPM forma 39 policiais militares
no curso de condutor de viatura

» PG decide com Maringá o título
do voleibol feminino

» Basquete de cadeirantes
movimenta Telêmaco Borba

» Telêmaco Borba foi palco
internacional de capoeira

» Curso de inglês pode proporcionar
intercâmbio para jovens carentes

» Em Castro, “Carta aos meus pais”
premia os melhores trabalhos

» Prefeitura de Castro fará recesso
na sexta, Dia do Funcionário Público

» Cinema Itinerante chega a Telêmaco
com sessões gratuitas à comunidade

“Para esses jovens que estão buscando esse caminho, a Prefeitura não medirá esforços para lhes dar oportunidade e traçar anovas metas para que seus sonhos sejam alicerçados. Parabéns a vocês que estão aqui. Convidem seus amigos e nos ajudem a ajudar vocês a construírem uma Castro melhor”.

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior disse que apesar da crise que as prefeituras enfrentam, em Castro os projetos não foram deixados de lado. “Esse programa é para vocês que estão numa idade maravilhosa, porém, têm dois caminhos a escolher: o do bem e o do mal. No programa vocês vão se divertir, aprender, se preparar para o mercado de trabalho e ser alguém. Aproveitem a oportunidade e tragam seus amigos, porque vocês são o futuro da nossa cidade”.

O que é
O Projovem Adolescente, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com as prefeituras, é um serviço socioeducativo de convívio, que visa complementar a proteção social básica à família, buscando a convivência familiar e comunitária, promovendo condições para a inserção e permanência do jovem no sistema de ensino, a inclusão e promoção de jovens, qualificando e valorizando a sua

Participação social
Através da permanência dos jovens na escola, o programa quer erradicar o analfabetismo entre os jovens, preparará-los para conviver com o mundo do trabalho, promover uma vida saudável e democratizar o acesso dos jovens ao esporte, ao lazer, à cultura e à tecnologia da informação, estimulando a cidadania e a participação social.

Os jovens são organizados em grupos de 15 a 30 integrantes, denominados coletivos, sob a responsabilidade de um orientador social. O programa é monitorado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e desenvolvido por meio de oficinas de convívio e encontros. Além disso, foca seis temas transversais relacionados à juventude: direitos humanos e socioassistenciais, trabalho, cultura, meio ambiente, saúde, esporte e lazer.

A carga horária total do Projovem Adolescente é de 1200 horas, distribuídas em dois ciclos anuais, com 12,5 horas semanais de atividades para os jovens.

Em Castro, o Projovem será desenvolvido pelos Centros de Referência à Assistência Social (CRAS) do Arapongas, Socavão e Abapan em parceria com as entidades Centro de Capacitação Marly Rolim, Padre Lívio Donatti, Consulesa Van Den Berg e Educandário Manoel Ribas, para atender 250 jovens.

 

 

 

Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3028-2377 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade