Ponta Grossa
Cidade de Vila Velha
Princesa dos Campos Gerais

 


Rua Tiradentes, 853
(Em frente ao Sepam Vestibulares)
Fone: (42) 3224-2634

 


Confira os novos trechos pavimentados em nosso site

 

 

 
 

 





 

 

 

 

 

Ponta Grossa, quarta-feira 13 de agosto de 2008
 
CMMA de Carambeí busca aliar
conservação e desenvolvimento
Assessoria

Leia, também:

Política
»
Ibope: Jocelito em primeiro, com 21 pontos sobre Wosgrau
»
Plauto propõe parâmetros
para implantação de radares

»
OAB e TVs firmam parceria
para a realização de debates
Geral
»
Selo Social: Prefeitura e
SOS apresentam programas

»
Rodovia entre PG e Curitiba
entre as melhores do Brasil

»
Prefeitura recupera
espaços esportivos

»
Governo do Estado vai apoiar
agroindustrialização do leite

»
Escola Adelaide Chamma
tem reforma inaugurada hoje

»
CMMA alia conservação
e desenvolvimento

»
Encontro debate engenharia
e tecnologia em Ponta Grossa

»
BB disponibiliza mais R$ 1,4 bilhão para o custeio da safra
»
Castrolanda inaugura usina
de beneficiamento de leite

»
Convênios para análise da qualidade da água e remédios
»
Início da “Vicente Machado”
ganha novos passeios

O Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) de Carambeí foi criado há menos de dois meses e já está vendo o resultado de algumas das suas ações.

O presidente do grupo, Marcelo Wenceslau, conta que até agora foram realizadas duas reuniões e que muitas pessoas, por saberem da atuação do Conselho, estão corrigindo suas irregularidades.

Segundo ele, a idéia do CMMA é conciliar a conservação do meio ambiente com o desenvolvimento do município e, para isso, as dificuldades são muitas. “Às vezes, a legislação não é aplicada até por desconhecimento”, conta.

Marcelo explica que o CMMA ouve reclamações dos moradores a respeito do meio ambiente e as encaminha aos órgãos competentes. “O Conselho pode tomar algumas decisões”, acrescenta, citando que nesses casos o problema é apresentado e discutido em assembléia.

O presidente do Conselho aponta a disposição irregular de lixo, os odores oriundos das atividades industriais e agrícolas e os resíduos dessas produções como as principais queixas dos moradores.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Michele Engels, as legislações federais e estaduais que tratam de mau-cheiro e destinação do lixo são bastante rigorosas. Ela diz que o maior empecilho para fiscalizar o cumprimento dessas leis é a falta do equipamento que mede os odores. “Existe apenas nos Estados Unidos e a alto custo. Nem o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) tem, por isso nem os órgãos do Estado conseguem regulamentar as leis”, afirma.

Integração
O CMMA quer atuar também em conjunto com os demais conselhos comunitários para desenvolver atividades e planejamento estratégico. “As decisões do Conselho são pautadas pela lei e pelo Plano Diretor”, salienta Marcelo.

Além de monitorar o meio ambiente, o CMMA também permite a vinda de recursos dos governos federal e estadual para serem investidos em projetos do setor. Mas, para isso, o grupo precisa ser atuante e representativo da comunidade.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente foi criado por meio da lei 433/06. Ele é formado por representantes de indústrias, comércio, cooperativas, associações de moradores, sindicatos, entidades sociais e poder público. Marcelo destaca que o chefe regional do IAP, Reginato Bueno, também é integrante do CMMA. “Isso estreita o laço entre o Conselho e o IAP”, afirma.

As pessoas que quiserem fazer denúncias ao Conselho do Meio Ambiente podem enviar e-mail para cmma@carambei.pr.gov.br. O presidente alerta que todas as reclamações devem ser feitas por escrito com a identificação do denunciante, entretanto, o nome será mantido em sigilo.

As reuniões do CMMA são abertas à comunidade e acontecem na última sexta-feira do mês. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (42) 3915-1034.

 






Turismo
de Ponta
Grossa e Região

 

 

Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3224-2375 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade