Ponta Grossa
Cidade de Vila Velha
Princesa dos Campos Gerais

 


Rua Tiradentes, 853
(Em frente ao Sepam Vestibulares)
Fone: (42) 3224-2634

 

 

 

 
 

 

Colunas

 

 

 

 

 

Ponta Grossa, quarta-feira 13 de agosto de 2008


c.castilho@uol.com.br - Fone: (42) 9119-1523

 

Mal foi divulgado o resultado da pesquisa do Ibope, pela Rede Paranaense de Comunicação (Globo), e recebemos e-mail de leitor comparando a disputa eleitoral com a disputa entre as grandes redes de televisão, pela audiência dos brasileiros.

Segundo o leitor, pelos números das pesquisas, o candidato do PTB, Jocelito Canto estaria na situação da Rede Globo, com liderança tranqüila, estabilizada, mas, precisando estar atenta, porque a concorrência busca seu espaço.

Pedro Wosgrau Filho (PSDB), e Sandro Alex são comparados à Rede Record e SBT, que disputam e se revezam na vice-liderança. Mas, que acreditam que podem, e podem, alcançar a liderança.
Como em campanha eleitoral, também na disputa por audiência, quem está frente não pode cometer erros. A Globo já cometeu alguns e acabou se incomodando bastante.

O petista Gerveson Silveira seria comparado à Rede Bandeirantes, que não consegue chegar aos dois dígitos no Ibope. Mas, continua investindo em sua imagem, equipe e programação, na busca por melhores resultados.

Depois, viram Rede TV e CNT... Como a RPC não citou o nome do candidato do PV, Lauro Padilha, ficaria difícil imaginar se ele ou João Luiz Stefaniak, poderia ser comparado com esta ou aquela rede de TV. Ambas normalmente com “traço”, mas vivas.
Das quatro pesquisas até aqui realizadas, contando-se, aí, aquela primeira, do Ibope, apresentada pelo PTN, no ano passado, quando somente Jocelito Canto havia se apresentado como pré-candidato, o petebista apareceu com 43 pontos percentuais em três delas. Apenas na do instituto Vox Populi, também contratada pelo PTN, Jocelito “caiu” para 37 pontos.

É evidente que aquela pesquisa será ainda mais questionada do que já foi, quando da divulgação. Por exemplo, se, no caso, ‘vox populi’ é, de fato, a “voz do povo”.

O 13 de agosto, para o azar de alguns, é dia de comemoração para Jocelito Canto, pela consolidação de sua liderança na pesquisa eleitoral. E de reuniões e discussão de estratégias para todas as campanhas, inclusive a de quem lidera. Este, para se manter e, se possível, ampliar a vantagem. Os demais, procurando reverter situações.

Com o Ibope, divulgado pela Globo, as pessoas não discutem, não questionam; assimilam.

Logo que os números do Ibope foram divulgados, no centro da cidade e nos bairros próximos do centro, foi ouvido um foguetório.

Daí, as pessoas perguntam quem foi que promoveu a barulheira, que sempre incomoda e irrita. É de se crer que a iniciativa não tenha partido por ordem ou com autorização do candidato Jocelito Canto, em comemoração à sua liderança no Ibope.

Afinal, Canto prometeu realizar a “Campanha do Silêncio”. Foguete é o que menos tem a ver com silêncio. Portanto, se alguém ligado ao petebista não se conteve, precisa ser chamado às falas. Deve ficar, mesmo, por conta de “simpatizantes”.
Sessão da Câmara Municipal, nesta quarta-feira, tem uma magérrima pauta de votações. Apenas cinco projetos de lei em segunda discussão, uma moção de aplauso e uma indicação.

Bom para o prefeito Pedro Wosgrau Filho, candidato à reeleição. Tempo chuvoso, e justamente quando os vereadores estão percorrendo os bairros, na busca de votos, pode ser entendido que está tudo bem na periferia.
Estaria faltando apenas um ponto de ônibus no Parque Tarobá.

 

 

 

Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3224-2375 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade