Ponta Grossa
Cidade de Vila Velha
Princesa dos Campos Gerais

 

 



 

 

 

 

 

Ponta Grossa, quarta-feira 11 de março de 2009
 
Carambeí presta homenagem
a mulheres destaque da saúde

Leia, também:

Política
»
Alysson Zampieri quer Laco
fora da “CPI do Desvio”

» Na Polícia, Handrielly nega o que
disse em conversa gravada pela TV

» Deputado pede linha aérea
da NHT para Ponta Grossa
Geral
»
Calçadão: Trecho recebe
novos passeios e iluminação

» Wosgrau e Requião inauguram
unidade de tratamento de água

» Novas regras para propaganda
devem despoluir visual da cidade

» Projeto Viver Seguro começa hoje
» Presidente da Federação
de Basquete visita secretário

» Momento cívico integra
calendário letivo do Sepam

» “Poesia de Ponta” terá
3ª edição a partir do dia 13

» Educação de Castro desenvolve
projeto “Professores Acolhedores”

» Carambeí presta homenagem
a mulheres destaque da saúde

» Telêmaco Borba discute Plano de
Ação e Metas do Bolsa Família

» Dia Mundial do Rim é lembrado
por Enfermagem da UEPG

A prefeitura de Carambeí, através da Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Cultura, Coordenação de Artes e Biblioteca Municipal farão um evento comemorativo especial ao Dia Internacional da Mulher.

O evento acontece nesta quinta-feira, 12, a partir das 20 horas na Câmara Municipal com a presença das homenageadas, seus familiares e a comunidade. Este ano as homenagens serão endereçadas para mulheres que contribuíram com a saúde no município de Carambeí.

Os nomes propostos passaram por uma votação, a exemplo do ano passado, na edição 2008 onde foram homenageadas mulheres que contribuíram na área do voluntariado.

Na edição de 2009 as mulheres destaque serão da área da saúde, onde foram indicadas as profissionais pioneiras como as médicas Dra. Cloracy Kurten Luz que trabalha na Fundação Batavo/Perdigão e a Dra. Margareth Ribas Bumiller que presta serviços para a prefeitura em várias unidades de saúde.

Também foi lembrada a auxiliar de enfermagem Neusa Teixeira Andrusko  prestadora de serviços para a população, principalmente na área de imunização com as campanhas de vacinas desde a emancipação do município. Na área de enfermagem também Elisabeth Kuippers  Bosmuller, a “Eltjie”  que é uma das pioneiras  da enfermagem que já atendeu  diversas gerações de pessoas na Fundação Batavo também e outros  locais na saúde.

A odontóloga Dra. Norma Sueli Rodrigues também será homenageada por ser uma das primeiras mulheres dentistas de Carambeí, ex-vereadora, com uma vasta gama de serviços prestados na sua área.

Durante a homenagem ao Dia da Mulher,  a artista plástica da cidade Jacoba de Geus Bosh  fará uma exposição especial com quadros. As obras foram escolhidas especialmente para a ocasião.

Em 2008 na área do voluntariado, foram homenageadas:  Lurdes Ramos, Denise das Graças Dias Rodrigues, Nádia Vriesman, Sophia Justina Maus e Iolanda Mishiota Orlando. Como exemplos de vida e superação Edeltrudis  Biersteker e Judite Dambroski.

Para 2009, segundo Marli Menarim que Coordena a Biblioteca, as atenções foram concentradas na área na saúde, nas mulheres que atuaram de forma pioneira, ou seja, “as  primeiras médicas, enfermeiras, odontólogas da cidade”. A coordenadora de artes do município Jane Nava Pires destaca que este ano haverá também um exposição especial com a artista plástica Jacoba Bosh, mulher destaque não nó na pintura como também na escultura e confecção de jóias  com pedras preciosas.

Jacoba é um artista completa com o seu “ Atelier da Coby”, localizado na Avenida dos Pioneiros,  onde além de quadros  expõe sua arte em pinturas, aquarelas, óleo sobre tela, jóias esculpidas à mão com pedras brasileiras, em ouro e prata,  além de esculturas e caixas decoradas e esculturas em prego e parafuso.  

Conforme o Diretor de Cultura Rosnei Rodrigues de Oliveira, o  cantor Alvaro Bueno do Quarteto Real Viva Voz, virá apresentar-se com as filhas Vivian e Camila.  De Carambeí Luciana Schelbauer e Lorena Betim Máximo farão um trio com Rosnei Rodrigues com muita MPB.

O evento mais uma vez vai contar um pouco da história destas  mulheres pioneiras de Carambeí nesta quinta-feira, dia 12 a partir das 20 horas na Câmara Municipal com a presença  das homenageadas, seus familiares e a comunidade.

CLORACY KURTEN LUZ (médica)
Seu nome é bem conhecido por várias gerações de mulheres na cidade de Carambeí. “Dra Cloracy” como  é conhecida nasceu  em União da Vitória – Paraná é formada em medicina pela UFPR – Universidade Federal do Paraná em 1976, radicada em Carambeí desde 1978, onde foi a primeira médica mulher a residir no município na época casada com Dr. Ênnio Luz, com quem teve 3 filhos Ênnio Luz Neto, Mariane Kurten Luz e Heloísa Luz Straisky.

Iniciou sua jornada no já extinto – Plano Comunitário de Assistência Médica da Cooperativa Batavo. Foi a primeira médica que veio residir em Carambeí e se apaixonou pela cidade, pelo povo, criou os filhos e já somam-se  mais de  30 anos de trabalho. Na Fundação Batavo desde 1978 orgulha-se em lembrar que nesta época começou a fazer a coleta dos primeiros exames preventivos do câncer “O papa Nicolau” motivo de orgulho, pois segundo ela a população de Carambeí era muito carente, e as mulheres da época não tinham nenhuma condição de fazer o exame em Ponta Grossa, e  “eu mesma fazia a coleta”, era uma avanço naquela época.

Na década de 80, segundo ela, as mulheres tinham uma certa resistência com relação aos exames, havia muita carência entre a população e sem uma maternidade na cidade Cloracy fez partos  em casas, carros, e havia muita dificuldade, mesmo nas consultas. A partir de 1988 com as mudanças no SUS – as coisas melhoraram um pouco, mas segundo ela, foi só depois da emancipação política que  a cidade começou a melhorar a saúde.Cloracy atendia com as condições que tinha na época, atendia gestantes, acidentados,queimados, etc. 

Em 1996, Cloraci se especializa e vai trabalhar em Ponta Grossa no  Centro Municipal da Mulher, onde permanece até 2006, num atendimento especial para as mulheres. Mas nunca deixou de lado a população de Carambeí. Na década de 80, também orgulha-se por ser uma das fundadoras da APAE – da cidade, com a ajuda da amiga Renilda Ianke. Foi em outubro de 1985, com 11 crianças atendidas inicialmente. Em 2002 fez capacitação como médica da família e começou a trabalhar também com medicina do trabalho que também especializou-se. Hoje ainda trabalha como médica responsável regional pelos funcionários dos setores de lácteos e carnes da Perdigão  S & A. Só na fundação batavo foram 23 anos de serviços prestados, mais de 33 só ma medicina. 

MARGARETH RIBAS BUMILLER (médica)
Nascida em Ponta Grossa, Margareth Ribas Bumiller é casada há 27 anos com Valdir Bumiller com quem tem dois filhos, a odontóloga Michele Ribas e Tiago Ribas Bumiller estudante da PUC de Curitiba, no curso de Engenharia Mecânica. Formada pela PUC de Curitiba em 1987, Margareth iniciou como médica na cidade de Ortigueira em 1988, permanecendo até 1998.

Foi também neste ano que deu início à sua trajetória em Carambeí. Trabalhou no posto de saúde da Vila Nova Holanda, Jardim Brasília e Catanduva na zona rural do município. Hoje ela é responsável pelo tratamento de pacientes com tuberculose, hanseníase, e outros. Após passar por capacitação em Curitiba, Margareth fez pós-graduação em Medicina de Tráfego no Detran em 98,  desde então assumiu trabalhos na 80ª CIRETRAN- onde atende duas vezes por semana.

Margareth também concluiu estudos de Pós-Graduação na área de Gerontologia na Universidade Federal do Paraná, passando a atender também no Jardim Aurora, e grupos de idosos do município. Margareth não tem como quantificar o número de pacientes que possui, mas, segundo ela “trato a todos com muito amor”.     

 

NORMA SUELI RODRIGUES DE OLIVEIRA (dentista)
Catarinense, chegou em Carambeí formada em  Engenharia Química em 1982, foi quando prestou vestibular em Ponta Grossa para o curso de Odontologia e passou, formando-se em 1987. Já com o primeiro filho Gustavo a caminho, depois veio o segundo filho Tiago, orgulhos para ela e também para a cidade.

Já formada em odontologia, prestou concurso e começou a trabalhar como dentista pelo município de Castro, meio período, na área de saúde no Posto da Vila Nova Holanda, no serviço municipal e também mais 4 horas no Boqueirão, contratada pelo município de Ponta Grossa. Prestou serviços também para o município de Palmeira, como dentista. Em Carambeí realizou seu primeiro grande sonho quando montou um consultório odontológico no Boqueirão com verba conseguida junto à irmã Daniela, da Igreja Católica, verba vinda do Canadá.  

Tinha uma rotina estressante, dois empregos e mais a casa, os filhos, o marido. Segundo ela “os munícipes eram desprovidos de tudo, muito carentes e os moradores de Carambeí não eram atendidos nem por Castro, nem por Ponta Grossa”. Quando veio a emancipação do município Norma prestou concurso para a recém implantada prefeitura de Carambeí e passou, assumindo também o comando da odontologia na cidade. Foi aí que deu início a uma série de projetos importantes como a criação do Centro Odontológico Municipal, Os programas de prevenção em saúde bucal como “Clínica do Bebê”, “Bochechos com Flúor” atendendo tanto a comunidade e também as escolas da cidade.

Norma foi quem equipou os centros de atendimento odontológico na AFCB, Vila Nova Holanda, Boqueirão e também no Catanduva, contribuindo com sua experiência junto aos novos profissionais que prestaram concurso público na cidade. Mas não foi só na odontologia que Dra.Norma foi pioneira. Foi também reconhecida em seu trabalho político com sua eleição em 2001 como a  primeira vereadora junto a Patrícia Kremer. Norma foi a primeira mulher presidente da câmara de Carambeí. Sua gestão como vereadora foi de 2001 a 2004 com vários projetos importantes. Neste mesmo período a vereadora Norma foi responsável por vários projetos importantes como a criação dos grupos de mães nas vilas Esperança, Boqueirão, Lageado, Jardim Brasília e vila AFCB.

Os grupos de mães são até hoje importantes manifestações comunitárias.  Foi também como vereadora que Norma instituiu o título de cidadania honorária, endereçando as primeiras homenagens para a professora Cornelly Veth da escola municipal Geralda Harms. Norma está atualmente licenciada como dentista para tratamento médico.   

NEUSA DAS GRAÇAS TEIXEIRA ANDRUSKO (Enfermagem)
Simplesmente “Neusinha” como é carinhosamente chamada na secretaria municipal de saúde, Neusa das Graças Teixeira Andrusko já nasceu guerreira. Veio ao mundo pelas mãos das antigas parteiras que atendiam na cidade. Nascida legitimamente em Carambeí Neusa é uma das mais antigas prestadoras de serviços à saúde no serviço público. Neusa é divorciada e tem dois filhos : Silvia Letícia e Jaderson Vinícius. É de Silvia o seu primeiro netinho, Pablo Vinícius.

Em 1994 foi aprovada em concurso público pela cidade de Castro como Agente de Saúde, tinha início aí uma carreira de muito amor ao próximo ligada à saúde. Em 1996 para se especializar conclui o curso de auxiliar de enfermagem, pelo SENAC. Com a emancipação do município de Carambeí Neusa é transferida automaticamente para a prefeitura de Carambeí e continua trabalhando pelo município. Desde 94, Neusa é uma das poucas que permaneceram em sua categoria.

Em 2001  com as mudanças na legislação, Neusa voltou para a sala de aula, desta vez para concluir o curso de Técnica em Enfermagem, do que tem muito orgulho. Desde a emancipação da cidade em 1997, Neusa começou a trabalhar no setor de imunização, nas vacinas onde vem tendo reconhecimento de seu trabalho, uma vez que parte de seu  desempenho é medido através do alcance das metas propostas para a vacinação, nas diversas campanhas. Com orgulho Neusa garante que desde 1997, a saúde de Carambeí vem conquistando as metas com altos índices de alcance na porcentagem de 100% da população.

Neusa já vacinou praticamente toda a cidade nas diversas campanhas como as de sarampo, tétano, hepatite, envolvendo os recém nascidos e também os adultos. Neusa é reconhecida também por seu bom humor e sua bondade, sempre que necessário sai de sua casa e vai até os doentes, acamados levar as vacinas e também a sua solidariedade. Esta não é a primeira homenagem recebida por Neusa, em 2003 recebeu honraria do Rotary Clube na pessoa do seu presidente Antonio Waldemar Vieira. Em 2008 Neusa também foi homenageada pela Câmara Municipal, numa proposição do então vereador Adalberto Filho. 

ELISABETH KUIPPERS BOSMULLER (Enfermagem)
Vinda de uma das mais tradicionais famílias da cidade, os Kuippers, família radicada em Carambeí desde 1958, Elisabeth Kuippers Bosmuller ou “Eltjie” como é carinhosamente chamada, começou seu interesse pela medicina desde menina. Formada em Curitiba,na área de  enfermagem,  logo cedo começou a trabalhar na Fundação Batavo, já em 1975.

Eltjie também foi uma das pioneiras na enfermagem da cidade, função ligada diretamente na área médica. Eltjie como carinhosamente é chamada trabalhou diretamente com os primeiros médicos que atenderam em Carambeí – Orlando Los, Ennio Luz, Dr. Mansani, Dra. Cloracy Kurten Luz  e outros. Sempre muito alegre, Eltjie  ficou muito conhecida pelos seus atendimentos nas casas, numa época em que não havia ambulância nem muitos locais para atendimento. Naquele tempo os profissionais de saúde atuavam muitas vezes de forma precária e inusitada, diretamente nas casas, atendendo doentes acamados, portadores de doenças mentais, e até transportava defuntos,  de Carambeí para Castro, Ponta Grossa, zona rural e outras localidades.

Eltjie fez de tudo um pouco, era motorista, psicóloga, farmacêutica, fez inúmeros partos, suturas, curativos e todo o tipo de procedimento em várias gerações de moradores da antiga co´^onia nos seus mais de 30 anos dedicados gundo Eltjie, hoje já aposentada “para trabalhar com a enfermagem é preciso estudar e dedicar-se ao máximo com amor ao próximo, para se destacar profissionalmente nessa carreira, o melhor ingrediente é o amor incondicional ao ser humano”. Na Fundação Batavo Eltjie é lembrada com carinho por todos os seus colegas de trabalho, em especial pela Dra. Cloracy amiga de longa data e também companheira na jornada pela saúde de Carambeí.

 






Turismo
de Ponta
Grossa e Região

 

 

Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3224-2375 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade