Ponta Grossa - Paraná
A Princesa dos Campos Gerais
Cidade de Vila Velha
 Ponta Grossa, quarta--feira 10 de fevereiro de 2010






 

 

Produtores de Tibagi conhecem
novidades no Show Rural Coopavel
Emanoelle Wisnievski – Assessoria / Fotos: Emanoelle Wisnievski

Grupo de 45 produtores rurais e estudantes de Tibagi percorreram estandes em 72 hectares do Show Rural Coopavel em Cascavel, um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro. A viagem técnica promovida pelo Sindicato Rural de Tibagi com patrocínio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) proporcionou troca de experiências e acesso às novidades no setor.

“Para mim adiantou um ano de serviço. Tenho uma propriedade média, onde cultivo grãos, mas por conta da instabilidade no negócio, pretendo diversificar a produção com a hidroponia, plantando alface. Aqui encontrei um estande da Emater que mostra como aplicar uma estufa. As dicas que recebi vão ser muito úteis”, relata Charles Leonardo Puist.

A excursão partiu na noite de domingo (7) e mesmo depois de mais de nove horas de viagem, a chegada ao Oeste paranaense foi com muita disposição. “A maior expectativa do nosso grupo era por conhecer o que tem de mais moderno nas tecnologias de máquinas agrícolas”, explica o mobilizador do Senar, Roberto Betim.

“Visitei principalmente as empresas que apresentam as tecnologias na ordenha e em suínos, além de tratores. O que se percebe é que tudo está avançando muito e cada vez mais perto da realidade do produtor. A facilidade ofertada pelas linhas de crédito possibilitam que até o agricultor familiar consiga se equipar”, avalia a estudante de Veterinária Dieska Alberti.

Para Charles, o caminho é o associativismo. “Sou cooperativista e vejo que isso é a solução de muitos problemas. A gente consegue comprar mais barato e vender mais caro”. Guilherme Frederico de Geus, produtor de grande porte, concorda. “A parceria é o melhor caminho. O grande produtor não exclui o pequeno, nem o contrário. Não são concorrentes diretos, mas podem contribuir um com o outro”, indica.

Para ele, o principal ponto da feira foi o de máquinas pulverizadoras. “As novas máquinas dão muito mais eficiência no trabalho e ainda mais conforto ao operador. É preciso pensar sempre na qualidade de vida da pessoa que trabalha no campo”, conta, acrescentando que os juros na ordem de 4 a 4,5% para a aquisição parcelada do maquinário é justo.

A estudante de Zootecnia Gisele Astegher aproveitou para conhecer as experiências voltadas ao plantio de milho. “Vi alguma coisa relacionada ao transgênico. É uma atividade nova, traz novas realidades e com isso pude ter trocas importantes de conhecimento”, resume. A mesma opinião tem a engenheira agrônoma Monique Sleutjes. “A estrutura da feira é excelente. O que se vê aqui dá para levar para nossa região, trazer melhorias”, completa. Sintia Serenato, estudante de veterinária, também compôs o grupo feminino na comitiva e ressaltou a importância das viagens técnicas. “Se não houvesse essa mobilização do Sindicato e da Faep, por conta a gente não viria. Tive a possibilidade de entrar em contato com empresas de produtos de nutrição animal, como o laboratório Prado. Reúne o que há de mais moderno”.

O Show Rural Coopavel é um evento tecnológico promovido pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial todos os anos. É uma vitrine tecnológica que facilita o acesso de produtores rurais a equipamentos e técnicas que auxiliam a produzir mais e melhor. Teve início dia 8 e segue até sexta-feira (12).

 



 



Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3028-2377 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade