Ponta Grossa - Paraná
A Princesa dos Campos Gerais
Cidade de Vila Velha
 Ponta Grossa, quarta--feira 10 de fevereiro de 2010






 

 

Telêmaco une-se à Festa da
Cidadania para atendimento popular
Assessoria

De 26 a 28 de março, das 9h às 17h, chega a Telêmaco Borba mais uma edição da Feira de Serviços Gratuitos promovida pelo Governo do Estado do Paraná e parceria da Prefeitura. É o PARANÁ EM AÇÃO, o Governo na Comunidade, da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade (SERC).

Do Executivo municipal, a Secretaria Geral de Gabinete (SGG) junto com as demais pastas [Ação Social, Obras e Serviços Públicos, Educação, Trabalho e Indústria Convencional, Saúde, Cultura, Esportes e Lazer, Administração, além da Agência do Trabalhador e assessorias, a exemplo das assessorias de Integração Comunitária e Turismo], estão preparando tudo para que em 2010, o município sedie a 75ª. edição da festa da cidadania, na Praça Dr. Horácio Klabin, em frente à sede da Prefeitura, quando a comunidade de Telêmaco e seis municípios da região poderão fazer documentação, participar de lazer e cultura, atendimentos de saúde, e apoios ao cidadão, como informações de benefícios da previdência e aposentadoria, documentações (RG e CPF), casamentos coletivos, entre outras opções aos cidadãos.

O prefeito de Telêmaco Borba e também presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) Eros Danilo Araújo reuniu-se ontem (8) com os coordenadores do Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho e Clecy Amadori, ao lado de secretários, assessores e lideranças telemacoborbenses e da região para esclarecimentos ao grupo que estará à frente da ação.

O encontro ocorreu no miniauditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) para explicar e viabilizar a primeira edição do Paraná em Ação em Telêmaco Borba. “Estamos gratos ao secretário Milton Buabssi e entendemos como um presente oferecido à nossa comunidade, pois Telêmaco contará com um evento de magnitude, numa possibilidade clara e concreta, que vai ao encontro da clientela, num investimento que vale a pena ser feito”, considerou o prefeito e presidente da AMCG, lembrando que mais seis municípios vizinhos deverão participar, Imbaú, Tibagi, Reserva, Curiúva, Figueira e Sapopema.

O coordenador geral do evento Marcírio Machado Sobrinho afirmou que o objetivo principal dessas reuniões que antecedem os eventos, é explicar a sistemática do programa e definir o papel de cada parceiro. “Além disso, sempre procuramos conhecer as necessidades da população para adaptar a programação do Paraná em Ação. Cada edição tem características específicas para atender às demandas do público que nos prestigia”, declarou.

Interesse popular
O Paraná em Ação é uma feira de serviços gratuitos dirigida, preferencialmente, para a população mais carente, mas atende todas as pessoas que se interessam em visitar e aproveitar as atrações que acontecem durante os três dias do evento. Nos últimos cinco anos, o evento contabilizou mais de 4,5 milhões de atendimentos atendendo cerca de 1,5 milhão de pessoas.

“É um universo muito grande de pessoas que podem exercer sua cidadania de forma plena. O Paraná em Ação tem foco nos paranaenses que vivem em situações de pobreza e desperta a solidariedade de todos nossos parceiros, que são fundamentais para o sucesso que temos alcançado ao longo dos últimos quatro anos”, disse Marcírio.

Ele afirma que essa iniciativa da Secretaria de Relações com a Comunidade tem contribuído de forma significativa para aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de comunidades consideradas abaixo do nível aceitável. “Na medida em que colocamos à disposição dessa população o acesso à cidadania, à saúde, à justiça gratuita, permitimos que melhorem seus índices de qualidade de vida”, complementou.

A coordenadora executiva do Paraná em Ação Clecy Amadori disse que o Paraná em Ação procura focar suas atividades em seis pilares: cidadania, educação, meio ambiente, saúde bem-estar social e geração de renda. “Dentro dessa proposta estamos abertos para receber novas idéias e sugestões que possam criar atrativos para a população que vista os estandes do evento”, revelou Clecy.

Para o secretário municipal interino Geral de Gabinete, advogado Marcos Teixeira Carneiro, assessor técnico de Legislação e Finanças [também responsável pelo PDDU [Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano] e regularização fundiária], a ação conjunta visa oferecer serviços básicos, destacando os direitos e deveres, sejam sociais. Trabalhistas, entre tantos outros. “Portanto, os parceiros sempre são muito bem-vindos”, finalizou Marcos Carneiro.

Parceiros
Já estão comprometidos e compareceram à reunião de ontem representantes do Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai) e Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Polícias Ambiental e Rodoviária, Banco do Brasil, Companhia Paranaense de Energia (Copel), Núcleo Regional de Educação (NRE), Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), 21ª. Regional de Saúde/Secretarias de Estado da Saúde (21ª. RS/SESA) e do Trabalho (SETP), entre outros parceiros.

 



 



Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3028-2377 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade