Ponta Grossa - Paraná
A Princesa dos Campos Gerais
Cidade de Vila Velha
 Ponta Grossa, quarta--feira 10 de fevereiro de 2010






 

 

Capacitação Motorista Nota 10 supera
expectativas em Telêmaco Borba

Assessoria

Durante oito horas, das 8h às 16h na Associação Banestado no bairro São Francisco, 25 motoristas da municipalidade receberam a ação de capacitação Motorista Nota 10, iniciativa da Administração Municipal, Secretaria Municipal de Administração e Divisão de Recursos Humanos.

A ação ocorreu sábado (6) com colaboração da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar, 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, do Ambulatório de Combate ao Tabagismo, Seção de Segurança no Trabalho e Orientação Funcional e Divisão de Recursos Humanos.

Para o secretário de Administração, Irineu Gobo Filho, representou o prefeito Eros Danilo Araújo, o evento cumpriu seus objetivos. “Precisamos investir no ser humano, não adianta comprar um veículo, uma máquina nova, isso não resolve os problemas, mas sim profissionais capacitados e comprometidos com o trabalho em favor de toda a coletividade”, enalteceu Gobo.

Pelo Legislativo, o vereador Agenor ‘Teixeirinha’, cumprimentou a Administração em propiciar aos motoristas curso relevante. “Os motoristas transportam pessoas, vidas e isso deve ser feito com muito carinho e responsabilidade, eu e meus companheiros apoiamos estas iniciativas, pois sabemos que quem ganha é o município”, frisa ‘Teixeirinha’.

Recursos Humanos
Alexandre Medeiro dos Santos, chefe da Divisão de Recursos Humanos, apresentou as rotinas dos Recursos Humanos, os planejamentos de reestruturação com criação de novas seções e otimização dos serviços. “Somos uma família na Prefeitura e assim buscamos cada vez mais agirmos em conjunto para que possamos alcançar os objetivos que pretendemos e consequentemente favorecer a nossa população”, explica Alexandre.

Respeito às leis de trânsito
Na abertura dos trabalhos, o tenente Ederson Crevelin da Polícia Militar, tratou sobre comportamento, postura, infrações e implicações no trabalho. A palestra teve como tema “Servidor, um cidadão no trânsito”. As principais regras do trânsito foram abordadas pelo oficial. “Devemos ter atitudes positivas em relação às outras pessoas, praticando tolerância e respeito aos outros motoristas e pedestres”, ressalta Crevelin.

Denúncias e orientações foram disponibilizadas os telefones 190 para acidentes, roubos e furtos e também o 181 para delatar o tráfico de drogas.

Direção Defensiva
“Direção Defensiva” foi o tema ministrado pela técnica de segurança no trabalho, Tatiane Pinheiro. Recomendações básicas como uso do cinto de segurança, inspeção prévia do veículo, sinalização, são indispensáveis para a disciplina e fluência no trânsito.

Primeiros Socorros
O Corpo de Bombeiros trouxe grande contribuição no encontro ao tratar sobre Primeiros Socorros, os procedimentos de emergência, sob a orientação do soldado Carlos Roberto Soares, com apoio do cabo Hélvio Lopes. 

Além das informações teóricas de como agir em caso de acidente com vítima, houve ainda a demonstração prática que contou com Silvio Tupiná, da Divisão de Administração, como voluntário. “Mesmo numa simulação vemos o quanto é importante receber o socorro com profissionalismo, isso demonstra que a vida é um dom supremo e que os bombeiros estão preparados para o socorro”, relata Tupiná.

O telefone de emergência do Corpo de Bombeiros é o 193, em caso de celular também pode utilizar o 199. Outros telefones úteis foram divulgados para a melhor comunicação entre os setores da municipalidade e comunidade: Pronto Atendimento Municipal [PAM] 3273-7450; Divisão de Recursos Humanos 3904-1819; Seção de Segurança da PMTB 3904-1584, psicóloga Iara Matar 3904-1489.

Alcoolismo
O alerta sobre os males provocados pelo alcoolismo foi explicado pela médica Circe Lourenço Nunes e pela assistente social Flávia Regina Kotleski Rodrigues da Secretaria Municipal de Saúde.

Dados de uma pesquisa nacional apontam que 68% já experimentaram álcool pelo menos uma vez na vida, 41,8% o tabaco e 19,3% outras drogas (ilícitas).

Do ponto de vista médico, o alcoolismo é uma doença crônica (não tem cura), com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada.

Múltiplos fatores podem causar o alcoolismo: genéticos, ambientais, sociais, psicológicos ou culturais, entretanto sabe-se que filhos de alcoólicos são quatro a seis vezes mais vulneráveis à doença. O doente: tem baixa auto-estima e baixa tolerância às frustrações. Através de levantamento realizado pelo professor em Direito Penal, João José Leal, anualmente ocorrem mais de 350 mil acidentes nas ruas e estradas brasileiras com um saldo sinistro: 33 mil mortos e mais de 400 mil feridos (dados divulgados pelo CONTRAN). Em grande parte desses acidentes - mais 70% - constatou-se que, ao menos um dos motoristas, encontra-se alcoolizado. Portanto é preciso prevenir e reprimir a embriaguez ao volante.

Avaliação positiva
“Olha, se uma pessoa que vocês tratem se recuperar, ganha ele, a família e a sociedade. Acho o trabalho grandioso”, atesta o motorista Valdemir Lopes da Silva, da Secretaria Municipal de Educação.

Para Guaracy Dea, chefe da Seção de Transporte Escolar, a capacitação trará importantes resultados para os motoristas. “Tenho certeza que tudo o que aprendemos será aplicado no dia-a-dia tanto no trabalho quanto na vida particular de cada um”, valoriza Guaracy.

Para Divaldo Paulo da Silva, motorista da Secretaria Municipal de Ação Social há 13 anos, a capacitação foi excelente. “Foi uma benção, o conhecimento, a confraternização, tudo muito importante para nós, estão de parabéns pela qualidade do trabalho”, relata Divaldo.

A psicóloga Iara Botogosque Matar, fez o encerramento das atividades com mensagem de reflexão, sobre o céu ou inferno. “É o que podemos fazer de nossas vidas, conforme nossos atos. O curso proporcionou ferramentas que possamos fazer de nosso trabalho o céu”, conclui Iara. 

Os participantes receberão certificados pela Administração Municipal.



 



Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3028-2377 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade