Ponta Grossa - Paraná
A Princesa dos Campos Gerais
Cidade de Vila Velha
 Ponta Grossa, sexta-feira 18 de maio de 2012






 

 

Prefeitura de Tibagi oferta mais
de 220 serviços pela internet
Peter Allan – Assessoria/Fotos: Christian Camargo

A Prefeitura de Tibagi implantou o Portal de Serviços ao Cidadão onde qualquer pessoa pode ter informações e acesso aos serviços de todas as secretarias municipais. Ao todo são 226 serviços que podem ser conferidos na página www.tibagi.pr.gov.br e além da prefeitura-online está na internet a página de Atos Oficiais com a publicação de documentos da Administração Pública. Para ter acesso, há atalhos na página da prefeitura e pode clicar no banner do Portal do Cidadão – Atendenet, em Serviços na barra do menu ou também nos primeiros ícones da coluna direita do site oficial do município.

O secretário de Administração, Nilton Fontenelli Piedade adianta o que é possível encontrar no portal. “A ideia é que o cidadão encontre todas as informações necessárias para emissão de documentos como notas fiscais, boleto de IPTU (Imposto Territorial e Predial Urbano), Certidão Negativa de Débitos (CND), Declaração de Serviços Retidos na Fonte (ISSRF) e emissão de guias de Imposto Sobre Serviços (ISS) e alvarás, dentre muitos outros”, pontua. “O portal está sendo aperfeiçoado a cada dia com a inclusão de novos serviços.

Outro exemplo é o cadastro em programa de habitação com informações de onde encontrar, a descrição do serviço, os requisitos para participar”, informa o secretário. Os novos mecanismos de acesso é possível graças ao serviço prestado pela IPM – Informática Pública Municipal que presta assessoria para a prefeitura.

Na página na internet, o cidadão pode optar por várias formas de buscas como digitar o serviço desejado na barra superior do site ou procurar na coluna Lista de Serviços por secretaria, por área ou ainda nos mais acessados e também adicionar aos favoritos. Para facilitar o acesso é possível procurar a relação de atendimentos conforme o perfil do internauta divididos nas categorias de banco, cidadão, contabilidade, empresa, fornecedor, imobiliária, servidor público e tabelionato.

Servidor Público
Para os funcionários concursados há serviços específicos para a classe. “No setor de RH são 26 tipos de serviços que o servidor pode encontrar e ter acesso de casa ou no setor de trabalho sem precisar ir ao setor”, reforça Piedade. Entre os mais procurados estão comprovante de rendimento para Imposto de Renda, extrato de pagamento, informações sobre empréstimo consignado e outros.

Atos Oficiais
Nilton Piedade realça que outra novidade é a implantação do Portal de Atos Oficiais, onde haverá prestação de contas e publicação dos documentos oficiais conforme determina lei estadual aprovada em 2011. “Desde o início do ano todos os documentos como editais de licitação, contratos, leis, decretos, contas públicas, editais de RH e TibagiPrev”, exemplifica.

Facilidades
Para o secretário, há inúmeras vantagens no serviço on-line: “o autoatendimento evita filas na prefeitura e o funcionário público tem mais tempo para realizar serviços com mais qualidade”, defende. “Além da praticidade para o cidadão que pode obter as informações de qualquer lugar, não só da sua cidade, e 24 horas por dia”, completa.

Está em processo de implantação, o serviço de Protocolo Online onde o cidadão pode acompanhar o andamento de seu processo, quando é entregue no setor da prefeitura. “A digitalização dos serviços é uma tendência sem volta. Em muitos setores do poder estadual e federal, acompanhamos daqui como anda nossos documentos”, explica. “E é fácil de utilizar. Para pedir o serviço pela internet é preciso login e senha. O cidadão cadastra-se no próprio portal e um atendente da Prefeitura vai liberar o login e vai enviar por e-mail”, resume.

Outro destaque na avaliação do secretário é que em Tibagi a população tem acesso gratuito à internet nos quiosques da informação e em casa, com o programa Tibagi Sem Fronteiras, que oferta sinal banda larga na cidade e interior, sem custos.

 





 

 

Plantão da Cidade OnLine - Rua Antônio Vieira, 295 - Bairro São José - Ponta Grossa - PR
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Castilho
 - RPR (MT) - 4450
Comercial: Maria Jacira Castilho - Telefones: (42) 3028-2377 - (42) 9119-1523
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade